Seduc realiza Avaliação de Fluência Leitora com alunos das redes municipais e estadual

• Hélder Rocha
  • 19/03/2023

Com o objetivo de medir a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos de alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, das redes municipais e estadual, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza de 21 a 31 de março de 2023 a Avaliação de Fluência Leitora. A avaliação é uma iniciativa do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) em parceria com a Associação Bem Comum e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).

A coordenadora estadual do PPAIC, Gabriela Oliveira, destaca que serão avaliados aproximadamente 40 mil estudantes em todo o Piauí. “A Avaliação de fluência de leitura é um instrumento que afere o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da Língua Portuguesa. O diagnóstico da fluência em leitura contribui para a percepção acerca do desenvolvimento dos alunos, e os resultados permitem identificar o perfil de leitor, de modo a subsidiar estratégias para a consolidação do processo de alfabetização”, revela a coordenadora.

Para realizar a avaliação, o professor usa um aplicativo e grava áudios do estudante lendo três itens, cada um com um grau de complexidade diferente. No momento do teste, o próprio docente pode observar se há fluência na leitura e se há pausas ou dificuldades entre as palavras. Os áudios gravados são avaliados por uma equipe capacitada, que vai sistematizar os resultados e permitir que as secretarias de educação possam acessá-los e, a partir deles, desenhar ações resolutivas.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, revela que essa é mais uma iniciativa do Governo do Piauí em regime de colaboração com os municípios. “Estamos trabalhando com mais essa linha de ação no Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa, em parceria com os municípios e diversas entidades nacionais com expertise em educação", afirma.

Outra ação é a produção, distribuição e formação de professores a partir do Material Didático Complementar de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental, nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática, para todas as 224 redes municipais de ensino.