Jornal escolar apresenta Boa Hora-PI sob olhar dos estudantes

• Willame Lucas
  • 20/03/2023

Qual a melhor forma de conhecer o município onde mora? A produção de um jornal escolar foi o método escolhido para os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pedro Coelho Resende, localizado no município de Boa Hora, a 137 quilômetros de Teresina, aprenderem sobre a cultura e explorarem os lugares em que vivem.

Da escolha dos temas à produção dos textos e os registros fotográficos, os estudantes da turma da 2ª série do Ensino Médio participaram ativamente da produção do jornal 'Conectando PCR – Escola Conectada', como parte de oficinas na disciplina Práticas Pedagógicas Integradoras (PPI).

A ideia de criar um jornal escolar, que aborda o cotidiano do município de Boa Hora, foi da professora Francileide Carvalho Santiago. Ela buscou integrar práticas de leitura e produção textual aos conteúdos observados no cotidiano dos estudantes.

“A intenção da oficina foi estimular o olhar sobre a cidade, produzir um jornal digital e apresentar para toda a escola. A primeira etapa foi apresentar aos estudantes o tema do projeto desse mês. Em seguida dividimos a turma em grupos e cada um ficou responsável por um tema a ser registrado e criado o texto. Eles ficaram muito felizes com o resultado da oficina e perderam a timidez em apresentar trabalhos ao público”, relata a orientadora.

As técnicas de escrita e entrevistas abordadas na disciplina instigou os estudantes a explorarem a realidade local. Em formato de reportagens, eles apresentaram textos sobre lugares turísticos, paisagens naturais, culinária local, jovens talentos da música, a eficácia da escola estadual e os seus resultados, bem como temas atuais em relação ao cuidado com a saúde mental.

Na sequência da atividade, o Ceti realizou, na última quinta-feira (16) a socialização de todas as pesquisas das turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Médio junto à comunidade acadêmica e na oportunidade foi compartilhado o conteúdo do jornal.

Confira a produção dos estudantes: Jornal Conectando PCR – Escola Conectada

A estudante Ana Beatriz Silva Resende, 16 anos, conta que já tinha experiência com a produção de jornais e destaca o que lhe chamou mais atenção em participar da atividade. “O mais interessante é o conhecimento que se absorve através de cada pesquisa, pois, apesar de ser cansativo e exaustivo, a aula não deixa de ser divertida e produtiva, criando momentos memoráveis e que são levados para toda a vida. A professora Franceileide nos deixou totalmente livres diante dos temas e nos deu apoio para falar do nosso município, Boa Hora”, informou.

Além de auxiliar a criar as ideias dos temas do seu grupo, a estudante participou dos registros de imagens. “Ajudei a fotografar e fui responsável, ao lado das minhas colegas, Luara da Silva Araújo, Maria Luiza Fernandes da Silva, Clara Lise Sousa Barbosa, Kássia Natyelle Sousa da Silva, pela entrevista com a diretora da escola. Cada um ficou responsável em propor os temas, pela busca das pesquisas, fotos e a professora revisou cada informação”, detalha a estudante.

Beatriz comemora ao ver todo o projeto de jornal pronto. “É um sentimento de realização e dever cumprido de cada etapa e ficamos com orgulho de todos, da professora responsável, de poder ver o projeto finalizado com sucesso”, complementa.