Ícone buscar

Estudantes da escola pública conquistam bolsas para pesquisa científica

  • Willame Lucas
  • 14/03/2023

O incentivo ao protagonismo na pesquisa científica e tecnológica desde o ensino básico tem rendido bons frutos aos estudantes da Rede Pública Estadual. Cinco estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral Farmacêutico João Carvalho, localizado no município de Oeiras, conquistaram bolsas de estudo para desenvolverem suas pesquisas na iniciação científica.

 

Adão Goncalves Menezes, Anna Victória Vieira Pereira, Cássia Martins de Sousa e Daniela da Conceição Silva foram contemplados com bolsa de Iniciação Científica Jr. (ICJr) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A bolsa tem duração de 12 meses e foi concedida aos alunos pelo seu desempenho na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), em 2021.

 

Os estudantes serão orientados pelo professor de Física da escola, Clériston Robson Nunes. Ele destaca que a escola tem desenvolvido e incentivado o protagonismo estudantil para o desenvolvimento de múltiplas competências, como a pesquisa científica.

 

"Sempre procurei provocá-los usando a curiosidade dos estudantes e, através disso, mostrar o quanto a Física está presente no nosso dia a dia.  O lema é não desistir. Disciplina e autonomia são importantes e assim vamos em busca da aprendizagem significativa", pontuou o professor Robson Nunes.

 

Outra conquista foi a aprovação da estudante Withinney dos Santos Carvalho, contemplada a partir da submissão do projeto na Mostra Nacional de Educação em Ciências da Vida e da Natureza, realizada pelo Programa de Mestrado Profissional de Biologia (Profbio) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Withinney Carvalho irá desenvolver sua pesquisa relacionada à flora de valor econômico, social e histórico na cidade de Oeiras. A bolsa de estudo conquistada pela estudante terá duração de 12 meses. “Ser uma jovem de iniciação científica proporciona a aprendizagem de técnicas e os métodos científicos de pesquisa, ajuda aqueles que têm uma inclinação mais para o ramo de pesquisa a iniciar essa jornada, também amplia a cultura científica”, relata.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabeniza os estudantes pela conquista e ressalta o trabalho desenvolvido nas escolas da Rede Estadual para incentivar a pesquisa científica. “Ao longo do ano letivo, nossas escolas realizam atividades que despertam nos alunos o interesse pela pesquisa científica, motivando o protagonismo destes estudantes. E os resultados têm sido bastante positivos. Estamos trilhando o caminho dos nossos alunos rumo ao Ensino Superior, colaborando para a formação de futuros grandes cientistas”, ressalta.


De acordo com a professora, Ms. Daniele Savana da Silva Nascimento, que orienta a estudante, a bolsa tende a incentivar a dedicação aos estudos e a desenvolverem potencialidades na área da ciência.

 

"Se faz necessário estimular os jovens a se tornarem profissionais da ciência e da tecnologia para avançarmos no conhecimento existente. E, enquanto professores, precisamos buscar as possibilidades externas de financiamento como estímulo. Assim, é preciso que desde os primeiros anos da educação formal os estudantes sejam postos em contato com a cultura científica”, enfatizou a gestora da escola e professora orientadora Daniele Savana.

 

O projeto contará com a integração da professora mestra Rosana Romão, do componente curricular de Língua Portuguesa; professoras especialistas Josimar Barbosa e Luciana Sinimbu, do componente curricular de História. A parceria entre as professoras de diferentes componentes curriculares fortalece o que preconiza o novo currículo do Ensino Médio.

Outras Notícias

Notícias
23/04/2024

Professores Seduc do Piauí são selecionados para formação nos EUA

Notícias
23/04/2024

Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, participa de evento de Inovação e Tecnologia para Educação em São Paulo

Notícias
23/04/2024

Seduc revisa conteúdos PRÉ-SAEB em São Raimundo Nonato e São João do PI nesta sexta (26) e sábado (27)

Notícias
23/04/2024

Conheça os 10 projetos de programação que estão competindo no Seduckathon

Notícias
23/04/2024

Medalhista da OBMEP, estudante Seduc participa do 9º Encontro do Hotel de Hilbert em Natal (RN)

Notícias
23/04/2024

Dia Mundial do Livro: Seduc incentiva importância da leitura com projetos educacionais nas escolas