Secretário Washington Bandeira visita escolas em Campo Maior

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, visitou na tarde desta segunda-feira (13) as escolas Ceti Raimundinho Andrade e Patronato Nossa Senhora de Lourdes, localizadas em Campo Maior. A visita faz parte de uma agenda onde o gestor e sua equipe estão percorrendo escolas de todo o Piauí dialogando com estudantes, professores e toda a comunidade escolar.

Washington Bandeira se reuniu com gestores escolares da região no Centro Estadual de Tempo Integral Raimundinho Andrade, uma escola da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE) que oferta Ensino Médio para cerca de 150 estudantes e que conta com nota 4.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Com um investimento de R$ 424.862,69, o espaço educacional passou recentemente por uma obra de manutenção do primeiro pavimento, onde foram executados serviços de limpeza da área externa, execução de calçadas, revestimento cerâmico nos banheiros e refeitório, recuperação de portas e janelas, revisão nas instalações elétricas, pintura geral e climatização.

Atualmente o segundo pavimento da instituição está em reforma. A segunda etapa da obra, no valor de R$ 1.484.447,17, contempla reforma, paisagismo, modernização e revitalização da unidade, que é composta por 16 salas de aula, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, refeitório completo com cozinha, quadra poliesportiva, auditório, bloco administrativo e banheiros.

O secretário de Educação ressalta a importância de conhecer a realidade das escolas por meio de visitas para ter um contato direto com gestores, professores e alunos. “Essa é uma excelente oportunidade de aproximar a nossa gestão da realidade das escolas, ouvindo gestores, professores e alunos, o que temos feito frequentemente. Dialogamos com gestores e professores de escolas dos municípios da 5ª GRE e visitamos os espaços, acompanhados dos alunos. No Ceti Raimundinho Andrade pudemos atestar a qualidade da estrutura do primeiro pavimento, entregue recentemente após obra de manutenção e acompanhamos as obras de reforma, ampliação e modernização do segundo pavimento, que estão em ritmo acelerado para breve inauguração”, declara Bandeira.

Francisca Resende, diretora do CETI Pedro Coelho de Resende, localizado em Boa Hora, agradeceu o incentivo e os investimentos da Seduc e do Governo do Piauí na educação, o que tem mudado a realidade de sua cidade e de toda a região. “Minha cidade era conhecida apenas como a Terra da Rapadura. Hoje somos destaque pelos nossos belíssimos resultados na educação, somos a terra da boa redação e de aprovados para o ensino superior. Onde muitos alunos se destacam e voltam fazendo a diferença na nossa escola e na nossa sociedade. Tivemos alunos da Educação de Jovens e Adultos, do assentamento Mangabeira, que fica a 30 km da sede do município aprovados no PROUNI (Programa Universidade Para Todos). Isso nos emociona e nos deixa confiantes que as coisas vão melhorar ainda mais”, relata a diretora.

Após esse momento, o secretário e comitiva visitaram o Patronato Nossa Senhora de Lourdes, escola tradicional de Campo Maior, onde participaram da comemoração especial pelo aniversário de 70 anos de fundação da unidade escolar. A escola oferta os ensinos Fundamental e Ensino Médio e tem índice acima de 6 no IDEB.

“Agradeço pela receptividade e parabenizo as escolas pelos ótimos resultados no IDEB, olimpíadas e vestibulares. Vamos seguir avançando em prol dos nossos alunos de Campo Maior e de todo o Piauí. Viva a Educação de Campo Maior, terra dos heróis e heroínas da Batalha do Jenipapo”, completa o secretário.