Mais de 600 escolas da Rede Estadual já se inscreveram para a OBMEP

Com inscrições previstas para encerrar na próxima sexta-feira (17), a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) já conta com 602 escolas da Rede Estadual inscritas para a realização da prova, que acontece no dia 30 de maio, a primeira fase, e 7 de outubro a segunda fase.

A OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil e tem como objetivo identificar jovens talentosos e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Além disso, a competição busca melhorar a qualidade da Educação Básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade.

De acordo com a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Maria José Mendes Neta, estão sendo feitas mobilizações nas escolas do estado para que a olimpíada alcance toda a Rede Estadual de Ensino. “Faltam apenas 38 escolas se inscreverem e aderirem à aplicação da OBMEP. Nós da Seduc, em parceria com todos os coordenadores da OBMEP, estamos fazendo um trabalho de mobilização para que, até o dia 17 de março, todas as escolas da Rede Estadual de Ensino possam estar inscritas. No decorrer de todo o ano, a secretaria potencializa o incentivo para a realização da olimpíada e também para que os professores façam um trabalho na sala de aula específico para que esses estudantes possam estar preparados para a prova”, explica a diretora.

A olimpíada é destinada para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio de instituições públicas municipais, estaduais, federais e privadas. As escolas podem se inscrever por meio do site da OBMEP, www.obmep.org.br .

Proporcionando um aumento no número de medalhas, a competição distribuirá, além de 8,4 mil medalhas de ouro, prata ou bronze, oferecidas em todo o país, outras 20,5 mil medalhas em caráter regional, com o objetivo de incentivar a participação de mais instituições.

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).