Alunos da Rede Estadual participam da exibição de filme piauiense sobre a Batalha do Jenipapo

No próximo dia 13 de março, o Piauí celebra os 200 anos da Batalha do Jenipapo. Durante todo o mês de março, os alunos da Rede Estadual aprendem, dentro e fora de sala de aula, sobre a importância desta batalha que aconteceu em Campo Maior e que foi fundamental na luta pela Independência do Brasil. 


Os estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes Alves participaram, na sexta-feira (10), de uma sessão especial de cinema em alusão à Batalha do Jenipapo. O filme “Terra Querida: O Outro Lado da Batalha do Jenipapo”, do cineasta Franklin Pires, foi exibido para 170 alunos no Theatro 4 de Setembro. A ação faz parte do Projeto “A Batalha do Jenipapo no Processo da Independência do Brasil”.  


A diretora do Ceti Julia Nunes, Francineth Sales, explica que a atividade foi uma iniciativa dos estudantes de História do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual do Piauí (PIBID/UESPI), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc). “Neste mês de março, estamos trabalhando em sala de aula a Batalha do Jenipapo e a importância da participação do Piauí na Independência do Brasil. Foi um momento de sair dos muros da escola. Os alunos puderam prestigiar a cultura piauiense, conhecer e se aprofundar mais sobre a história do Piauí, para que possam valorizar cada vez mais o nosso estado”, afirma.


Após percorrer o Brasil participando de festivais de cinema, o filme piauiense “Terra Querida – O outro lado da Batalha do Jenipapo” estreou no Piauí em 2022. O longa narra os acontecimentos da família Silva, piauienses que participaram deste momento histórico em prol da Independência do Brasil, relevando os sacrifícios e a luta de um povo pela liberdade.