Escola promove acesso à Higiene Íntima com distribuição de kits para estudantes

O compartilhamento de informações quanto aos cuidados diários de higiene íntima para as estudantes vai além do conteúdo didático nas salas de aula da rede estadual de ensino. A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC-PI) promove ações nas unidades de ensino, dentro do Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima.

Como estratégia para promoção da saúde e atenção à higiene, combatendo a precariedade menstrual, é realizada a distribuição mensal de kits contendo absorventes para estudantes, como política voltada à saúde da criança e/ou adolescente, e o melhoramento da estrutura escolar.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Desembargador Pedro Sá, localizado no município de Oeiras, distante 295 Km da capital Teresina, aproveitou a data alusiva ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, para promover a distribuição dos kits de higiene íntima. 

O gestor escolar, Edgar Pereira, destaca que a iniciativa é uma estratégia de combater a evasão escolar durante o período menstrual. “Realizamos a entrega de absorventes a todas as alunas da escola como ação do Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima, a partir do primeiro repasse do plano de ação do PACTUE em 2023. Adquirimos este item para que todas as alunas possam ser contempladas objetivando contribuir nos cuidados pessoais que culminam na melhor saúde da mulher e, por consequência, evitando prejuízos ao rendimento escolar”, informou o gestor escolar.

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima prevê, ainda, a realização de palestras educacionais, dentre outras ações de promoção da saúde da mulher.

Todas as escolas da rede pública estadual são contempladas com o programa, que permite a distribuição dos insumos, tendo como base o Censo Escolar. As escolas recebem recursos por cada estudante para adquirir os produtos e são responsáveis pela aquisição e distribuição, conforme a necessidade dos estudantes. 

Em 2022, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou sete repasses, equivalente a R$ 4.372.998,00, para o programa. Com este recurso foram contempladas com a distribuição de absorventes 103.775 mil meninas, a partir de 9 anos.

O Programa Estadual de Acesso à Higiene Íntima nas escolas da Rede Estadual do Piauí foi instituído em outubro de 2021, seguindo a instrução normativa Nº: 3/2021 da Secretaria de Estado da Educação, oferecendo garantia de cuidados básicos de saúde e desenvolvimento de meios para inclusão das mulheres em ações e programas de proteção à saúde menstrual. Em 2021, o programa contemplou mensalmente, com a entrega de kits higiênicos, 115.101 estudantes, totalizando R$ 2.877.525,00 investidos.