Reunião Regional da SBPC no Piauí começa na segunda-feira (13)

A Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí começa na próxima segunda-feira. O evento, que terá como tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, será realizado nos dias 13 e 14 de março no campus da UFPI, em Teresina, e no dia 15 em Campo Maior. Com inscrições gratuitas, o encontro trará debates sobre independência, soberania, educação, meio-ambiente e economia.

O público poderá participar de 14 atividades ao todo. Além da sessão de abertura, o evento contará com três conferências, incluindo a de encerramento, oito mesas-redondas e duas sessões especiais que contarão com a participação de pesquisadores locais e de outras regiões do País. O encontro será também transmitido pelo canal oficial da SBPC no Youtube.

Entre os temas que serão debatidos nas conferências estão a “Batalha do Jenipapo”, “Desafios do ensino superior e da pós-graduação” e “A construção de uma sociedade sustentável”.

Entre as mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Avanço do agronegócio e da mineração e suas consequências no estado do Piauí”, “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí”, “Território ancestral: desafios nacionais da arqueologia e da paleontologia”, “Qual inclusão social queremos? que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQUIA+, entre outros?” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.

Já as sessões especiais discutirão “Violência contra as mulheres: como proteger as Janainas?” e “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos”.

Cláudia Linhares, secretária-geral da SBPC, afirma que nos dois primeiros dias do evento, que serão realizados no campus da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, serão debatidos temas caros ao Estado. A reunião se encerra no Instituto Federal do Piauí, em Campo Maior, com discussões sobre o futuro.

Linhares comenta que o evento será uma ótima oportunidade para relembrar a Batalha do Jenipapo (um dos confrontos mais sangrentos da Guerra da Independência do Brasil, ocorrido no dia 13 de março de 1823, às margens do rio de mesmo nome na vila de Campo Maior, no Piauí) e discutir o Brasil que desejamos para os próximos 200 anos.

“Essa Reunião Regional ainda é uma repercussão das comemorações do Bicentenário da Independência, porque para muitas pessoas a ‘Independência’ foi simplesmente o ‘Grito do Ipiranga’, e não é. A consolidação dessa emancipação foi sendo construída, inclusive depois desse episódio com várias batalhas memoráveis em diferentes lugares, dentre elas, a Batalha do Jenipapo e da Bahia, comemorada em 2 de julho. Infelizmente, muitos brasileiros não refletem algumas lutas por desconhecerem”, comenta. (Assista ao vídeo da SBPC “Brasil 200 anos: Rumos à Independência”)

Assim como ocorre em todos os eventos da SBPC, a Reunião Regional tem como um de seus objetivos principais popularizar e valorizar a produção científica nacional e inseri-la no cotidiano dos cidadãos.

As atividades da Reunião Regional são gratuitas e abertas ao público em geral, mas quem quiser receber o certificado de participação geral do evento precisa se inscrever no site https://rr.sbpcnet.org.br/piaui/

Veja a programação completa no site do evento

Fonte: Jornal da Ciência