noticias
Ícone buscar

Programa de Aprendizagem Profissional seleciona alunos do Curso Técnico em Administração

  • Socorro Landim
  • 09/03/2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a empresa R Carvalho realizou nesta quinta-feira (09), no Centro de Educação Técnica Profissional João Olímpio de Melo (Premen Norte), mais uma etapa da seleção de alunos para o Programa de Aprendizagem Profissional.

O programa visa a inserção do jovem no Mundo do Trabalho, assegurando registro na Carteira de Trabalho e na Previdência Social de até dois anos. No Piauí, o Programa de Aprendizagem Profissional beneficia adolescentes, jovens e adultos que tenham entre 14 e 24 anos, incompletos, e que estejam matriculados em uma das instituições qualificadoras ofertantes da Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual, cadastradas e autorizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. 

Na Rede Estadual de Educação do Piauí, a iniciativa se deu no CEEP Professor José Pacífico de Moura Neto, agora em expansão para mais cinco escolas, Premen Norte - CEEP João Mendes Olímpio de Melo, Premen Sul - CEEP José Luiz Barbosa Cortez, CEEP Filinto Rego e CEEP Liceu Parnaibano. Entre os cursos que estão inseridos no Programa, estão os cursos:  Técnico em Administração, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem e Técnico em Informática. 

Na oportunidade, o diretor do Premen Norte, Professor Cosmo Barros, ressaltou a importância dessa parceria, principalmente porque o programa possibilita os estudantes desenvolverem a prática na empresa levando como bagagem a teoria da escola.

Após realizar a seleção dos estudantes, o Assistente de Recursos Humanos da empresa R. Carvalho, Geovane Alves Rodrigues, parabenizou a Seduc pela parceria e o gestor do Premen Norte, pelo incentivo aos estudantes para uma visão de futuro. “Fiquei muito feliz com as entrevistas que fiz com os estudantes, com o vocabulário extraordinário e excelente capacidade de comunicação dos mesmos”, afirmou.   

A estudante Vivian Veras de Andrade ressaltou que sua participação na seleção é uma grande oportunidade. “Vejo isso como um crescimento profissional, tanto para o meu currículo, como para a minha vida profissional no futuro”, relatou.

Já o estudante Nicolas Rodrigues dos Santos, de 17 anos, falou sobre a expectativa para participar do Programa. “Tenho a expectativa de adquirir mais conhecimento, mais experiência na prática e ter mais segurança na profissão”, contou.

O Programa de qualificação para adolescentes e jovens é previsto na Lei do Menor Aprendiz de 2000, em conformidade com o Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA, que não permite o trabalho de menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz.





Outras Notícias

Notícias
20/04/2024

Secretário Washington Bandeira visita obra da Unidade Escolar 13 de Março, em Campo Maior, que passará a ofertar ensino de Tempo Integral

Notícias
20/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário da Educação Washington Bandeira anunciam investimentos de mais de 2 milhões para CETI Dr. José Ribamar Lopes, em Nossa Senhora de Nazaré

Notícias
20/04/2024

Município de Nossa Senhora de Nazaré é beneficiado com kit creche do Programa Pacto pelas Crianças

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos da Caravana Acelera Seduc em escola de Dom Inocêncio

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam parceria com a Meta, gigante da tecnologia, para capacitar Estudantes Seduc

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira assinam ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no CETI Malaquias Ribeiro, em São Lourenço do Piauí