Escolas da Rede Estadual celebram o Dia Internacional da Mulher

• José Vinicius
  • 08/03/2023

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, escolas da Rede Estadual de Ensino se mobilizaram na manhã dessa quarta-feira (08) com uma programação especial de atividades para homenagear as estudantes pelo seu dia. Presentes carinhosos, palestras de conhecimento, dinâmicas interativas e discursos emocionantes marcaram o dia de comemoração em escolas de todo o Estado.

No Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Maria Antonieta, localizado no município de Valença do Piauí, estão sendo realizadas, em todo decorrer do dia, diversas ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher. Iniciando o dia com uma calorosa recepção das alunas e funcionárias, presenteando-as na entrada do portão, com bombons, lembrancinhas e frases de empoderamento da mulher.

Na sequência foi realizada uma palestra sobre "o porquê" da comemoração da data, abordando a evolução histórica e o papel da mulher na sociedade. Após isso, os alunos foram divididos em diferentes espaços da escola (quadra, biblioteca, refeitório, e salas) para participarem de rodas de conversa abordando os temas: Os Direitos da Mulher x Violências e Conquistas, com a palestrante professora Fátima Bezerra; "Eu Mulher" Desafios e Conquistas de ser Mulher nos Dias Atuais, com a professora Mauricélia Ferreira; O Protagonismo das Mulheres na Sociedade, com a professora Lucivânia Leite; e Mulheres: o que temos a dizer?, com a professora Josinélia.

De acordo com a diretora da escola, Elisângela Melo, as atividades serão finalizadas a tarde com a realização de oficinas nas turmas dos 2º anos. Ela ressalta a importância de dar destaque a assuntos relacionados a Mulher nas redes de ensino. “A escola considera de extrema relevância a abordagem da temática, porque promove a reflexão, conscientização e até mesmo a libertação do ser mulher”, afirma.

Já o Ceti Rama Boa, localizado na cidade de Altos, assim como outras escolas, recebeu suas alunas na entrada da instituição com abraços calorosos, chocolates e frases motivacionais para prestar homenagem ao dia especial. Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra na quadra, ministrada pela professora Fabíola Lemos, com o tema “A Mulher Atual em Busca da Igualdade de Gênero. O momento abordou os desafios enfrentados pelas mulheres diariamente na luta por uma sociedade justa e que trata a todos com igualdade.

Para as alunas do Ceti José Pereira da Siva, em Teresina, o momento foi de contemplar uma palestra conduzida pela equipe multiprofissional da 4ª Gerência Regional de Educação (GRE) sobre “Mulheres Inspiradoras e o Empoderamento”.

Em Luzilândia, estudantes do Ceti Cleonice de Castro Teles, receberam a advogada Dra. Aparecida Lira para uma palestra sobre os direitos das mulheres, todas as leis aprovadas a seu favor. “A Lei Maria da Penha foi bastante enfatizada na ocasião. A mulher está cada vez mais conquistando seu espaço e é necessário esclarecimento sobre as leis que nos protegem. Na oportunidade foram entregues brindes às alunas em comemoração à data 08 de março”, explica a diretora da instituição de ensino, Cassiane Costa.