Secretaria da Educação promove homenagem às mulheres

• Willame Lucas
  • 08/03/2023

A celebração da história das mulheres que têm em sua trajetória de vida um tempo dedicado à educação fez parte da programação da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), nesta quarta-feira (8), data alusiva ao Dia Internacional da Mulher.

A exaltação da figura feminina foi marcada desde a entrada do prédio sede com decoração, lounge para fotos, recepção com música e a entrega de flores às servidoras. Representando todas as mulheres da Seduc, foram escolhidas de forma simbólica seis servidoras que têm em sua identidade o prazer em contribuir com a educação piauiense.

Reconhecida pelo acolhimento, gentileza e empatia no seu trabalho diário, a servidora Maria Uzelina celebrou emocionada a homenagem "Eu tenho 45 anos de serviço público e agradeço a cada companheira de trabalho pelo aprendizado diário. A educação é a extensão da minha casa e me sinto grata. Agradeço a cada uma das pessoas que passaram na minha vida e que deixaram algo. Todo dia aprendo algo novo e isso nos motiva ainda mais a trabalhar pela educação".

Outra homenageada foi a professora Maria Eleonora Pereira de Sá, que tem uma trajetória de trabalho dedicada à Educação Especial. "Ficamos orgulhosas de representar todas as mulheres neste momento. Tenho mais de 50 anos de dedicação ao serviço público e vejo como o tema da inclusão precisa avançar para derrubar barreiras. Celebro todas as minhas colegas que atuam com dedicação e força para este compromisso da educação”, destacou a professora.

O secretário da educação, Washington Bandeira, lembrou a importância da luta feminina pela equidade na sociedade e exaltou a competência das mulheres no cotidiano da Seduc. "A história da educação e os seus resultados, norteado pela busca por melhorias dos diversos índices, passa pela competência das figuras femininas que constituem o trabalho da educação piauiense. Neste dia, me considero um privilegiado por estar com tantas mulheres valorosas que fazem o coração e a potência desta secretaria, pois a figura feminina reflete a força, a resiliência e como mostrar sua melhor versão a cada novo dia”, exaltou.

Confira quem são as homenageadas:

- Maria das Dores Pereira (Dorinha), recepcionista lotada no gabinete da sede;

- Helena Maria de Andrade Dantas Nascimento, presta serviços como copeira na sede;

- Maria Uzelina Carvalho e Silva, trabalha no setor de lotação da Unidade de Gestão de Pessoas;

- Ana Rejane da Costa Barros, diretora da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar;

- Maria Eloiza da Silva Monteiro, servidora na unidade da Educação de Jovens e Adultos;

- Maria Eleonora Pereira de Sá, diretora na Gerência de Educação Especial;