Reeducando é aprovado para Letras Português na UESPI

O reeducando Felipe Silva da Costa, 33 anos, foi aprovado pelo SISU para o curso de Letras Português na Universidade Estadual do Piauí - UESPI. O estudante vê na educação a melhor forma de mudança de vida. Hoje no regime semi-aberto, Felipe trabalha durante o dia em um frigorífico e retorna à noite para Unidade de Apoio ao Semiaberto (UASA), em Teresina. “Essa é a terceira vez que faço o ENEM enquanto estou dentro do sistema prisional. Minha grande vontade é cursar Engenharia Mecânica, concluir o curso e mudar de vida” relata.

Como resultado da ampliação das atividades educacionais no sistema prisional do Piauí, 50 internos obtiveram a nota de corte que os tornou aptos a concorrer a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (SISU) e às bolsas de estudo em universidades privadas, por intermédio do Programa Universidade para Todos (ProUni).

O interno Alan Kelson de Morais Lopes, 36 anos, obteve nota de corte e está inscrito para a bolsa integral no curso de Enfermagem, na modalidade a distância, através do Prouni. O estudante aguarda pelo resultado.

Em 2022, realizaram o Enem PPL - Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade - 1.188 internos no Piauí. O número representa um aumento de 87% em relação ao ano anterior. Durante o ano, a Sejus, em parceria com a Seduc, realizou revisões nas cidades onde estão situadas unidades penais, como Parnaíba, Esperantina, Campo Maior, região metropolitana de Teresina, Oeiras, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.


Foto: Ascom Sejus