Ícone buscar

Estudante da rede estadual conquista 1º lugar de cotas em Ciência da Computação na UFPI

  • Willame Lucas
  • 28/02/2023

A vontade de trabalhar com o que gosta foi o combustível para o estudante da rede estadual, Emmanuel David de Almeida Santos, conquistar o 1º lugar de cotas no curso de Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Teresina-PI. A aprovação foi celebrada pelo estudante após a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023, nesta terça-feira (28).

Emmanuel David, diagnosticado com TEA (Transtorno do Espectro Autista), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e dislexia, fez o curso técnico de informática concomitante no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, localizado no Bairro Novo Horizonte, em Teresina.

A curiosidade pelo mundo da computação foi incentivada durante todo o seu Ensino Médio durante a sua formação técnica. “As aulas no CEEP José Pacífico foram importantes para minha escolha de informática. Todos na escola sempre me incentivaram, como a diretora Dorinha e a professora de informática, Evelyn, que me deu suporte para aprender os assuntos da área. Fui me apaixonando, pois era o curso que eu queria na UFPI. Os profissionais da minha escola não desistem dos alunos, dando todo o suporte com aula extras, apoio psicológico e os professores são muito atenciosos”, esclareceu Emmanuel.

Medalhista de ouro no campeonato de xadrez do Ceep José Pacifico, o estudante conquistou o primeiro lugar em Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012. Ele conta que a aprovação é resultado do apoio da mãe, Rosana Campos, dos amigos e dos professores.

O estudante participou das revisões preparatórias Pré-Enem Seduc: Na Estrada, revisões, palestras e simulados promovidas no auditório da escola. “Me esforcei bastante e fui atrás de buscar notas altas com o apoio da minha mãe e dos amigos para estudar redação e outras matérias. Os professores utilizaram o Pré-Enem Seduc, aulas do Canal Educação e a escola fez diversas atividades”, revela Emmanuel.

Outras Notícias

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas

Notícias
09/05/2025

Seduc convoca mais de 90 professores e reforça Educação Profissional em escolas de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Escola de Tempo Integral: apoio que acolhe mães, transforma rotinas e fortalece futuro de estudantes

Notícias
08/05/2025

Projeto Turismo Escolar: Estudantes Seduc desbravam belezas, história e cultura piauiense em expedições

Notícias
08/05/2025

TME² 2025: Seduc disponibiliza Gabarito e Resolução Comentada em videoaulas para mais de 129 mil estudantes