Ícone buscar

Secretário da Educação visita escolas para acompanhar primeira semana de aulas

  • Ascom
  • 07/02/2023


As aulas do ano letivo de 2023 iniciaram nessa segunda-feira (6) para toda a Rede Estadual de Ensino e, como forma de incentivar o andamento desse novo período que se inicia, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, realizou visitas no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Prefeito João Mendes Olímpio de Melo (Premen Norte) e no CEEP Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (Premen Sul). 


Nesta terça-feira (7), o secretário conheceu a estrutura das escolas, os trabalhos desenvolvidos, o ensino ofertado e acompanhou de perto a realização das aulas, conversando com alunos e professores. “Queremos começar com todo o entusiasmo, focando na estratégia de tornar a escola mais atrativa, de ter uma abordagem de ensino, uma abordagem pedagógica mais moderna, com base nas nossas metas e prioridades. Vamos focar em estratégias positivas, com atividades lúdicas, humanizadas, engajando e motivando alunos, professores e familiares, sempre buscando dar uma perspectiva de vida aos nossos estudantes dentro do ambiente educacional”, declara ele.


A diretora do CETI Zacarias de Góis (Liceu Piauiense), Samara Santiago, revela que a meta planejada durante a Semana Pedagógica para o ano letivo de 2023 é alcançar 5.6 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Nós precisamos chegar aos 5.6 no IDEB. Para alcançar essa meta, nossa estratégia é montar ao menos uma aula semanalmente, para os estudantes de 3ª série do Ensino Médio, voltada exclusivamente para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). É necessário resgatar algumas áreas que não foram tão absorvidas pelos alunos, devido à pandemia. Uma escola só cresce quando ela tem um olhar centrado na parte pedagógica, que é por onde se alcança o resultado”, explica. 


Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Liceu Piauiense, Bianca Lopes, Amanda Liah e Vinícius Nunes, relatam que a escola possui diversos projetos com foco no enriquecimento da aprendizagem e que colaboram para o acolhimento deles. “Temos alguns projetos durante o semestre que apresentamos para toda a escola, como a cultura negra, o meio ambiente, o direito do idoso. Então são assuntos muito importantes que precisamos aprofundar no nosso aprendizado. Um outro ponto que eu acho muito positivo aqui na escola é que todo mundo se sente muito bem acolhido. Por estudarmos em uma escola de tempo integral, é importante você se sentir em família, se sentir bem com os nossos colegas de turma, com os professores, com a direção, com a coordenação”, disse Bianca Lopes.


No Premen Norte, o secretário conheceu o ensino técnico profissional ofertado na instituição. No ano passado, ela foi a segunda escola piauiense que mais aprovou alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


A professora de História do CEEP Premen Norte, Nercinda Pessoa, explica a diferença do ensino regular para o técnico e como o reforço do conhecimento das disciplinas contribuem para o Enem. “Eu como professora de História preciso que eles tenham domínio da escrita e saibam organizar as ideias, tanto para a minha disciplina como para outras cobradas no Enem. É um ganho de habilidades adquiridas em cursos que escolas regulares não possuem”, completa.


Washington Bandeira esteve também no CEEP Monsenhor José Luís Barbosa Cortez (Premen Sul) conferindo a estrutura da escola que oferta o ensino técnico-profissionalizante aos bairros da zona sul de Teresina. O secretário conversou com estudantes, professores e demais profissionais da escola e reafirmou o compromisso em acelerar, avançar e modernizar o ensino. 


Outras Notícias

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira entregam equipamentos da Caravana Acelera Seduc em escola de Dom Inocêncio

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam parceria com a Meta, gigante da tecnologia, para capacitar Estudantes Seduc

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira assinam ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no CETI Malaquias Ribeiro, em São Lourenço do Piauí

Notícias
19/04/2024

38 estudantes Seduc são classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Notícias
19/04/2024

Secretário da Educação, Washington Bandeira, se reúne com o Representante das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Cláudio Providas

Notícias
19/04/2024

Seduc realiza 1ª convocação para professor substituto de EPT e EJA