Governador ministra aula de matemática durante Abertura do Ano Letivo de 2023

Para marcar o início das aulas em toda a Rede Estadual de Ensino do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, na manhã desta segunda-feira (6), a solenidade de Abertura do Ano Letivo de 2023 no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rama Boa, localizado no município de Altos. O evento contou com uma Aula Magna ministrada pelo governador Rafael Fonteles. Na ocasião, também foi entregue a reforma, ampliação e modernização do CETI.


O governador afirmou que, através de investimento público, todas as escolas do Piauí contarão com o mesmo padrão de estrutura do CETI Rama Boa. “O que nós vimos aqui hoje, ao visitar as salas, os laboratórios, a biblioteca, o paisagismo, a quadra poliesportiva, nos faz acreditar que o futuro do Piauí chegou. Esses alunos estão tendo a oportunidade de estudar em uma escola que tem uma infraestrutura física e tecnológica melhor do que muitas escolas particulares renomadas. Através do investimento público, tornaremos todas as escolas nesse padrão do CETI Rama Boa, para que enriqueça o processo de ensino e aprendizagem e envolva toda a comunidade escolar. Com essa estrutura e com os professores motivados, esses alunos têm tudo para avançar e terem condições de transformar as suas vidas. Somente a educação transforma verdadeiramente um lugar”, declarou o governador Rafael Fonteles.


Com nota 5 no IDEB, maior nota da região da grande Teresina e entre as 10 maiores da rede estadual, o CETI Rama Boa possui mais de 70 anos de funcionamento e atende cerca de 465 estudantes do Ensino Médio. São 13 turmas, sendo 4 turmas de 1ª série, 5 turmas de 2ª série e 4 turmas de 3ª série.


Em seu discurso, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, expressou a alegria de poder inaugurar a reforma de uma escola que servirá de modelo para as demais da rede estadual. “É uma alegria especial estar aqui hoje nessa inauguração de reforma, ampliação e modernização do CETI Rama Boa, que é um modelo de escola que nós queremos replicar, expandir e universalizar, por ser um modelo que torna a escola um centro gerador de oportunidades, para que os alunos possam sonhar, almejar e transformar as suas vidas.  É aqui onde eles encontram um sentido de vida. Uma escola com essa infraestrutura consegue, no contraturno, oportunizar um reforço e recomposição de aprendizagem”, destacou o gestor.

Com um investimento na ordem de R$ 1.219.332,48, a modernização do CETI Rama Boa faz parte do novo padrão Seduc, que representa o compromisso que a nova gestão do Governo possui em acelerar, avançar e modernizar a Educação no Piauí. Com a reforma, a escola passa a contar com 10 salas de aulas modernas, biblioteca com acervo atualizado, laboratório de informática com internet de alta velocidade para as práticas pedagógicas, sala de Mediação Tecnológica, ampliação do refeitório completo com cozinha, bloco administrativo, pátio coberto, vestuários com acessibilidade e quadra poliesportiva, que irão promover o desenvolvimento de habilidades físicas, além do paisagismo e climatização com instalação de subestação.


A diretora do CETI Rama Boa, Clemilda Almeida, explicou que a reforma da escola era um sonho de toda a comunidade escolar. “Nós estamos recebendo nesse momento a tão sonhada reforma da nossa escola. Ela irá propiciar aos alunos um espaço mais acolhedor, um espaço que possa proporcionar maiores aprendizagens. A escola é um espaço de transformação. As ações de todos que nela trabalham e a nossa garra, elevou o nome da instituição, contribuindo para tornar este sonho possível. E é com o coração transbordando de alegria que falo que nós educandos temos o prazer em saber que estamos a cada dia contribuindo para o engrandecimento e a formação de verdadeiros cidadãos”, disse.


Deputados estaduais, superintendentes da Educação, gestores, professores, alunos e pais estiveram presentes na solenidade de Abertura do Ano Letivo de 2023, que iniciou com uma apresentação artística, como forma de acolhimento, realizada pelos estudantes do CETI Didácio Silva, intitulada “Somos Gratidão”. Em seguida, aconteceu uma aula de Redação ministrada pelo professor Erick Soares, que compartilhou com os estudantes dicas sobre a estrutura da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para encerrar, o governador Rafael Fonteles, que já foi professor, ministrou uma Aula Magna de Matemática. O evento foi transmitido pelo Canal Educação.


A abertura oficial do ano letivo faz parte da programação da Semana Presente 2023, que iniciou nesta segunda-feira (6) e segue até o dia 10 de fevereiro em todos as escolas. O movimento tem como objetivo agregar a mobilização da comunidade escolar e local, através de atividades lúdicas, de acolhimento, associadas à didática-pedagógica, que favoreçam momentos de interação para melhor aproveitamento acadêmico, a fim de promover uma convivência saudável no ambiente escolar. Este ano, a Semana tem como tema “Escola Estadual com Muito Orgulho” e o lema “Juntos para acelerar, avançar e modernizar”.


Programação da Semana Presente 2023:

06/02:


- Aula inaugural de Matemática com Governador Rafael e Redação com professor Erick Soares;
- Acolhimento conduzido pelo núcleo gestor escolar;

07/02:

- Estudar Pode Ser Leve: Competência socioemocional: Acolhimento e Resiliência Emocional, fortalecendo os vínculos na Escola;
- Construção coletiva das regras de convivência no ambiente escolar;
- Estudo e esclarecimento da Portaria GSE/ADM nº 251/2018 do Estado do Piauí.

08/02:

- Estudar Pode Ser Leve: Competência socioemocional: Amabilidade – Empatia;
- Trilhas de Aprendizagem para a 2ª série do Ensino Médio;
- Construção coletiva de painéis para o público do ensino fundamental;
- Projeto de Vida para os alunos da 1ª série de Ensino Médio;
- Vocação profissional para as 3ª séries do Ensino Médio.

09/02:

- Estudar Pode Ser Leve: Competência socioemocional: Abertura do Novo;
- Exibição do filme: Cabo de Guerra e aplicação de quis/enquete sobre o filme;

10/02:

- Estudar Pode Ser Leve: Competência socioemocional: Autogestão;
- Apresentação da rotina no ambiente escolar;
- Entrega dos livros didáticos, fardamento etc.