Ícone buscar

Escolas da Rede Estadual se preparam para início do ano letivo de 2023

  • José Vinicius
  • 03/02/2023

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente, na manhã da sexta-feira (03), no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto e no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, para acompanhar a preparação das escolas para o início do ano letivo, que acontece na próxima segunda-feira (6).

"Estamos acompanhando a preparação para o início do ano letivo que ocorrerá nesta segunda. Foi uma semana mais leve com acolhimentos e dinâmicas para que nós possamos iniciar a próxima semana trabalhando intensamente. O entusiasmo, a energia e versatilidade dos gestores, coordenadores e professores são extremamente necessários para que sejamos criativos na Educação. São modelos de escolas como essas que nós queremos replicar em toda a Rede Estadual de Ensino, espaços educacionais que trazem oportunidades para os estudantes", declarou o secretário.

Na ocasião, os profissionais da Educação visitaram as estruturas das escolas para conhecer o trabalho desenvolvido e participaram de reuniões da Semana Pedagógica realizada pelos professores, coordenadores e gestores. 

"A Semana Pedagógica foi um momento em que nós discutimos o nosso regimento, propostas, calendário, avaliamos o que foi feito e o que precisamos fazer para melhorar esse ano. Tivemos palestras e discussões enriquecedoras. Durante essa semana, alcançamos o nosso objetivo, que era ouvir os nossos professores e trabalhar para tornar esse ano diferente. Um ano em que vamos trabalhar muito a prática, um ano em que queremos colocar o nosso aluno como protagonista com a orientação da equipe de professores", explica a coordenadora pedagógica do CEEP José Pacífico, Odilza Melo.

"Estou muito feliz em estar aqui visitando o Ceti Didácio Silva. Já fui professora daqui e é muito gratificante saber que essa é uma escola de referência e que vem alcançando muitos resultados para a Educação do nosso estado", disse Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior.

A visita contou com a presença de Rodrigo Torres, superintendente de Gestão; Paulo Henrique, superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (Suetpeja); Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior; Antônio Amaral, superintendente de Educação Básica; Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc; Adriana Moura, diretora da Educação Técnica Profissional; Alberto Machado, gerente das Escolas de Tempo Integral; Karoline Mendes, diretora da Unidade de Mediação Tecnológica, dentre outros profissionais de educação.


Jornadas Pedagógicas

No primeiro momento, a Seduc organizou a Semana Pedagógica da Rede Estadual de Ensino, envolvendo os gestores escolares e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) e as equipes das Superintendências e Diretoria de Ensino da Sede, com encontros presenciais e on-line, transmitidos para mais de 500 profissionais da Rede. Seguindo o encaminhamento do secretário da Educação, Washington Bandeira, foi montado o planejamento pedagógico do ano, que estabelece as metas da gestão no clima escolar. Em seguida, os gestores das escolas e técnicos das Gerências Regionais de Educação (GRE) em todo o Piauí reuniram as Unidades de Ensino visando avaliar o que foi feito no ano anterior e planejar as estratégias colocadas pela Seduc para o andamento do ano letivo.

A gerente da 2ª GRE, professora Perpétua Barbosa, considera este o momento mais importante deste início de ano letivo. “Reunimos gestores, coordenadores, professores a nível de escolas junto à equipe de GRE para fazer um alinhamento das informações, motivar a equipe para o início do ano letivo. A nossa Gerência Regional constitui 39 escolas divididas em 14 municípios  e para isso é feito uma logística por polo para que a equipe se desloque aos municípios e realize a formação. Nesse momento, a Gerência Regional dialoga com o pedagógico, financeiro, administrativo e dá encaminhamento às demandas das escolas”, detalhou a professora Perpétua.


Alimentação Escolar

O cuidado com os estudantes durante as extensas atividades nas escolas requer o acompanhamento adequado na alimentação saudável. A Secretaria de Estado da Educação vem realizando treinamentos em Alimentação Escolar para as profissionais merendeiras da Rede Estadual de Ensino. 

Profissionais de nutrição das 21 Gerências Regionais de Educação participaram da capacitação que pretende mostrar às merendeiras como funciona o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e todos os protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais.

Os nutricionistas são responsáveis pela elaboração do cardápio e de todas as atividades relacionadas à alimentação dos alunos na escola. Eles atuam na avaliação dos hábitos alimentares, organização de atividades voltadas à Educação Nutricional, proporcionando um diagnóstico alimentar dos alunos, dentre outras atividades.

Simone Bastos, nutricionista técnica da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar da Seduc, explica que a formação é necessária para o entendimento de uma alimentação balanceada e de qualidade. “O treinamento é importante para proporcionar qualidade ao preparo do que é servido aos estudantes, prevenindo problemas de contaminação de alimentos e intoxicações alimentares. Além disso, é uma forma de valorização do profissional que fica atualizado sobre a legislação e pode entender o motivo de algumas recomendações e contribuir positivamente com o sucesso da alimentação servida na escola”, informou a nutricionista.

Desde 2009, com a entrada em vigor da Lei 11.947, que estabelece o percentual mínimo de 30% para a aquisição de produtos oriundos da Aquisição do Governo Federal (AGF), a SEDUC-PI não vem medindo esforços na tentativa de viabilizar a aquisição. Todos os anos é realizada a chamada pública para aquisição de gêneros da agricultura familiar, aumentando o percentual de compra e adesão de novos agricultores.


Convocação de professores

A Seduc está realizando o processo de lotação de 300 professores na Rede Estadual de Ensino, que irão integrar o quadro de profissionais lotados nas escolas no interior. Além de professores, será realizada a lotação de grupo gestor, administrativo e servidores operacionais, tais como vigias, auxiliares de serviços gerais, merendeiras e zeladores. “Estamos realizando a integração de mais de 300 professores para que as escolas estejam preparadas para receber os estudantes e avançarmos ainda mais na Educação do nosso Estado. Os alunos que ainda não se matricularam podem se dirigir às unidades de ensino da rede pública estadual, pois ainda temos vagas disponíveis”, declara o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Outras Notícias

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam parceria com a Meta, gigante da tecnologia, para capacitar Estudantes Seduc

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira assinam ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no CETI Malaquias Ribeiro, em São Lourenço do Piauí

Notícias
19/04/2024

38 estudantes Seduc são classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Notícias
19/04/2024

Secretário da Educação, Washington Bandeira, se reúne com o Representante das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Cláudio Providas

Notícias
19/04/2024

Seduc realiza 1ª convocação para professor substituto de EPT e EJA

Notícias
19/04/2024

Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes