Regime de colaboração com municípios para alfabetização na idade certa é destaque na Jornada Pedagógica da Undime

• José Vinícius
  • 30/01/2023

Nesta segunda-feira (30), o secretário da EducaçãoWashington Bandeira, participou da Jornada Pedagógica da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) 2023, que aconteceu no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O evento teve como objetivo proporcionar uma formação aos dirigentes municipais de educação e suas equipes, para que o desempenho das suas funções contribua decisivamente para a melhoria da Educação Pública.

Durante o encontro, o secretário destacou mais uma vez a importância do regime de colaboração, de fortalecer essa política para que o Piauí tenha, em breve, um Sistema Estadual de Educação e o tema se torne uma política de estado e não de governo, como acontece no Brasil. Ele afirmou ainda que uma educação eficiente precisa ser estruturada na primeira infância. “A meta é que os estudantes piauienses tenham direito a uma trajetória acadêmica que oportunize uma educação de maior qualidade e equidade em todas as etapas do ensino. Para isso, é essencial que se façam regimes de colaboração com a Alfabetização na Idade Certa, além de investir ainda mais no transporte escolar, dentre outras ações. E precisamos ainda ter uma gestão baseada em dados, evidências, metas e resultados”, enfatizou Washington Bandeira.

A Jornada também contou com a presença da vice-presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de Francinópolis, Eliane Moraes, do presidente da APPM e prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes; a gerente da Unidade de Educação e Soluções do Sebrae, Érica Lopes; a coordenadora do Programa de Alfabetização na Idade Certa, Gabriela Oliveira e demais dirigentes municipais de educação e suas equipes técnicas.

A presidente da Undime-PI e dirigente municipal de educação de Domingos Mourão, Érica Graziela Benício, espera que o evento impacte nas políticas públicas de educação dos municípios piauienses. “Temos que fortalecer essas ações de empoderamento, de autonomia, o Projeto de Vida e protagonismo. Vamos formar cidadãos autônomos. É isso que nós, dirigentes municipais, precisamos construir nos nossos municípios. Vamos acreditar e dar as mãos para fortalecer a nossa entidade, para que nós possamos juntos buscar melhores caminhos e alternativas para construirmos políticas com resultados positivos no nosso município, buscando sempre a educação de qualidade com mais equidade”, declarou.

Dentre as temáticas abordadas no encontro estão as estimativas do Fundeb 2023, a implementação da gestão democrática nas redes municipais; o fortalecimento dos sistemas de ensino e autonomia das redes; o regime de colaboração e ações para alfabetizar na idade certa; educação empreendedora e gestão de resultados, bem como a realização de oficinas sobre avaliações externas com foco na Educação Inclusiva, Alfabetização na Idade Certa, Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI).

“É muito importante essa parceria da APPM com a Undime, que possamos produzir bons frutos. Os atores principais estão aqui para tratar de uma educação de resultados. Sabemos das dificuldades que os municípios enfrentam para investir em educação e é muito prazeroso saber que tem uma equipe que possa tratar da educação com responsabilidade e que traz resultados. Então a APPM está aqui para dialogar, dar apoio, dar sugestões para que possamos juntos construir políticas e resultados na educação”, pontuou o presidente da APPM e prefeito do município de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade.

O momento contou ainda com uma palestra sobre “Eixos Norteadores para a Formação de Gestores e Professores”, ministrada pelo professor Renato Casagrande.

Segundo a promotora de Justiça, Flávia Cordeiro, a intenção do Ministério Público é caminhar junto com a Undime para que a educação aconteça. “A equipe da Undime não mede esforços para possibilitar esses momentos de formação e de aprendizagem. Para sermos bons educadores, precisamos primeiro aprender, nos educar, nos colocar nessa posição de educandos também. A educação muda a realidade das pessoas e ela acontece de forma processual”, reforçou.