Semana Pedagógica: Profissionais da Educação se preparam para início das aulas na rede pública estadual

• Willame Lucas
  • 25/01/2023

Os profissionais que fazem a rede estadual de educação estão reunidos para um momento essencial, o planejamento dos próximos 200 dias letivos, durante a Semana Pedagógica 2023 da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (SEDUC).

O evento está acontecendo desde segunda-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prof. João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte) de forma híbrida, presencial e virtual, por meio da transmissão pelo Canal Educação.

Nesta quarta-feira (25) a primeira etapa da Semana Pedagógica encerrou com os profissionais da educação recebendo orientações sobre o funcionamento da Semana Pedagógica nas Escolas, que acontecerá na semana que vem, antes do início das aulas. Também dialogaram sobre o Calendário Anual PPAIC, a Instrução de Normativa do Ensino Fundamental; o Projeto Político Pedagógico (PPP) e Conselho de Classe e Sistema de Avaliação.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, participou de forma on-line das atividades e falou sobre a importância de projetar os dias letivos indicando os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos.

“A Semana Pedagógica é o momento de trocar as experiências entre as gestões escolares quanto ao planejamento do ano letivo em uma programação com temas diversos quanto a gestão de pessoas e do trabalho cotidiano. Temos prioridades como elevar a educação do Piauí aos primeiros lugares em todos os índices educacionais, em especial do Ideb do Ensino Médio; expandir o modelo de ensino integral junto à educação profissional; fortalecer o regime de parceria com os munícipios com foco na alfabetização na idade certa, que é uma prioridade para a gestão; e a transformação digital da gestão, ampliando o uso da tecnologia no ensino. Queremos criar um ecossistema de colaboração entre todos os atores, alinhado com as nossas metas principais”, detalhou Bandeira.

A transformação digital no ensino também foi um dos temas avaliados pelo superintendente de Educação Básica da Seduc, Antônio Amaral. Na oportunidade, ele apresentou a Dra. Maria del Pilar de Miguel Ortega, pesquisadora do Centro para o Desenvolvimento Tecnológico e Industrial (CDTI | Brazil) da Espanha no Brasil, que esta conhecendo os modelos de inclusão digital na educação brasileira.

“Entre as prioridades da gestão está o fortalecimento de tecnologia da informação no ensino dentro das abordagens pedagógicas, no sentido de ampliar a conectividade nas escolas para promover a inclusão digital dos alunos e ferramentas inovadoras de aprendizagem eficientes. Pensando esta oportunidade convidamos a professora Pilar para detalhar sua experiência enquanto inclusão do recurso de ensino tecnológico mediado dos professores para os estudantes”, informou o superintendente Antônio Amaral.

A pesquisadora espanhola destacou a importância de investir na inserção da tecnologia nas metodologias de ensino e o estudo para intercâmbio entre os países das práticas de ensino.

"Trabalhamos para fomentar a pesquisa entre os países e a comunidade de Madrid e o Piauí se mostra como um estado que tem muitas possibilidades para desenvolvermos colaborações no âmbito da pesquisa com a Espanha e outros países, quanto ao desenvolvimento de práticas pedagógicas que utilizem a tecnologia como recurso de ensino dos estudantes. É uma oportunidade maravilhosa de poder colaborar a nível de ensino secundário (Ensino Médio) e a comunidade de Madrid está interessada neste tipo de troca de experiências”, relatou a Dra.  Maria del Pilar.

Continuidade da Semana Pedagógica

A execução da Semana Pedagógica da rede estadual de ensino acontece, de 23 de janeiro a 3 de fevereiro, em momentos distintos, conforme explica a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.

“Entre os dias 23 e 25 de janeiro aconteceram as formações híbridas, com público presencial e on-line, entre as equipes das superintendências e diretoria de ensino e os gestores regionais. Nos 26 a 27 de janeiro, as gerências farão um desdobramento do que apresentamos com as escolas de sua jurisdição. A Semana Pedagógica é realizada no núcleo escolar de 30 de janeiro até 3 de fevereiro”, comentou.

A rede estadual tem a previsão do início do ano letivo previsão para 6 de fevereiro. Após a equipe da direção e o corpo docente da escola trabalharem sua organização nas atividades de planejamento do ano letivo.

Além dos gestores presentes no auditório, participaram da Semana Pedagógica de forma on-line mais de 500 profissionais por meio de transmissão simultânea, tendo entre os dias 23 e 25 mais de 6 mil visualizações no canal do Youtube do Canal Educação