Acelera Educação: Encontro de trabalho alinha parcerias com fundações nacionais

• Willame Lucas
  • 11/01/2023

O crescimento apresentado pela Educação do Piauí como elevação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), melhorias no fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações externas nos últimos anos são resultados de organizações internas e a convergência de ações com diversas entidades parceiras.

A educação do Piauí possui parcerias com as entidades Instituto Unibanco, Fundação Lemann, Instituto Gesto, Itaú Social, Instituto Natura, Itaú Educação e Trabalho, Sebrae Nacional e Piauí, no intuito de aperfeiçoar o ensino e aprendizagem da rede.

Para alinhar todas as ações promovidas pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI) e entidades parceiras, acontece nos dias 11 e 12 de janeiro, a reunião de trabalho “Acelera Educação”.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, fez um balanço do período de transição, apontando o planejamento estratégico para os próximos quatro anos. Também destacou no encontro a convergência de intenções voltadas para a Educação, além de descobrir os pontos de encaixe entre as propostas.

“O encontro é voltado a receber essas entidades do terceiro setor que já têm parceria com a Seduc e adequar as novas de rotas de atuação para um novo planejamento estratégico alinhado com o Plano de Governo da gestão Rafael Fonteles. Em suma, fortalecer essas parcerias e fazer adequações nesses alinhamentos para que possamos alcançar as nossas prioridades, que são: o fortalecimento da educação de tempo integral, ensino profissional e técnico e o primeiro lugar no Ideb - ensino médio; fortalecimento do regime de colaboração com os municípios para alfabetização e aprendizagem na idade certa. Então, cada uma das entidades vai nos ajudar de uma forma na construção desse planejamento para chegarmos a essas realizações, sempre com foco no aluno e nas condições de sala de aula”, enfatizou.

A programação foi idealizada para apresentar o Plano de Governo, metas e planejamento para os primeiros 100 dias e prioridades, bem como as propostas de Gestão Estratégica da secretaria e das fundações nacionais.

Weber Suti, diretor de articulação e mobilização da Fundação Lemann, destacou a continuidade das parcerias com as entidades do terceiro setor no Piauí. “Estamos entusiasmados com essa mobilização do Governo do Estado em prol da educação e garantir o endereçamento dos desafios que existem para que possa gerar uma maior aprendizagem dos alunos. A parceria das organizações são todas olhando para a realidade do Piauí. Então, esta é uma oportunidade de ouro para construir uma parceria sólida que esteja relacionada com os desafios da gestão”, apontou o diretor.

O Instituto Unibanco é um dos parceiros mais longevos da educação piauiense. Ricardo Henriques, superintendente do Instituto, lembrou a parceria de oito anos com a Seduc e a importância do alinhamento entre as fundações nacionais.

O Unibanco tem uma parceria de longa data com a Educação do Piauí e nos últimos 8 anos, tivemos uma colaboração muito produtiva com os secretários e com o governador Wellington Dias, que gerou resultados fortes. O que nós estamos construindo agora é, não só a continuidade da parceria com o governador Rafael e o secretário Washington Bandeira, mas podermos ser capaz de ajudar a Seduc a dar um salto de patamar do ponto de vista da inclusão dos estudantes e da capacidade de aumentar significativamente a aprendizagem de língua portuguesa, em matemática, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio, sobretudo. Então, nós estamos calibrando a parceria para dar conta de seguir com mais sustentabilidade no circuito de gestão que é o coração da nossa parceria”, enfatizou o gestor.

O encontro de trabalho foi destinado aos superintendentes, diretores e gerentes da Secretaria de Educação. No segundo momento, ocorrera o diálogo com proposições para ações e parcerias para o fortalecimento do planejamento da Seduc, bem como a análise das parcerias para pactuação.