Ícone buscar

Professor de Matemática desenvolve conteúdos utilizando bolão da Copa

  • 24/11/2022

Arley Johanes Moreira de Carvalho, professor de Matemática do Ensino Médio da Unidade Escolar Francisco Luís de Macedo, localizada em Padre Marcos-PI, desenvolveu um método para atrair a atenção de seus alunos para as aulas da disciplina no período de Copa do Mundo. Por meio do Bolão da Copa, o docente aborda vários eixos temáticos da matemática como geometria, estatística, entre outras.

“A copa do mundo é um dos eventos mais esperados mundialmente. Todas as pessoas, de todas as idades estão envolvidas não só emocionalmente, mas em outros contextos, como financeiro, cultural, social, etc. Isto posto, muitos dos jovens discentes que encontro em sala de aula estão eufóricos nas partidas que envolvem a nossa seleção, principalmente. Tendo em vista que podemos tratar de vários eixos temáticos da matemática como geometria, estatística, entre outras, que eu criei um Bolão Online. Como incentivo o(s) vencedor(es) será(ão) recompensado(s). Ao final poderei trabalhar com os dados obtidos nos palpites”, revela o professor.

A estratégia contempla a Competência Específica 1 do Novo Ensino Médio: Utilizar estratégias, conceitos e procedimentos matemáticos para interpretar situações em diversos contextos, sejam atividades cotidianas, sejam fatos das Ciências da Natureza e Humanas, ou ainda questões econômicas ou tecnológicas, divulgados por diferentes meios, de modo a consolidar uma formação científica geral.

O professor revela que os alunos passaram a se interessar ainda mais pelos conteúdos teóricos, nessa abordagem prática.


Outras Notícias

Notícias
17/09/2025

Estudantes egressos da Seduc compartilham carreira e inspiram alunos na Mostra das Profissões em Escola de Tempo Integral de Teresina

Notícias
17/09/2025

Estudantes da EJA participam de grande revisão para o Enem em Teresina e reforçam a mensagem de que nunca é tarde para aprender

Notícias
17/09/2025

Mais de 30 mil Estudantes da Rede Estadual estão tendo aulas de Robótica

Notícias
16/09/2025

Estudante da rede estadual é convocada para a Seleção Brasileira de Handebol Sub-15 com apoio da Seduc

Notícias
16/09/2025

Seduc reforça Alfabetização Especial e Inclusiva com formação para 140 educadores do Território Entre Rios

Notícias
16/09/2025

Professora da rede estadual representa o Piauí em formação internacional na Escola de Física CERN, em Portugal e na Suíça