Projeto Música Eficiente homenageia Regina Sousa por sua atuação junto às pessoas com deficiência


A governadora Regina Sousa foi homenageada com um troféu, na manhã desta quinta-feira (24), pelo projeto Música Eficiente, em Teresina. O centro desenvolve o trabalho de musicalização infantil, musicoterapia, ensino e música para pessoas com deficiências, com o objetivo de resgatar a cidadania dessas pessoas, para que se sintam, de fato, incluídas na sociedade. O projeto atende hoje 860 famílias em todo Piauí, por meio dos quatro polos no interior do Estado.

Na solenidade, a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta, participou representando o secretário, Ellen Gera, que foi homenageado com um troféu pelo projeto Música Eficiente.

Inaugurado em dezembro de 2021, o projeto foi o primeiro Centro de Música Eficiente do Brasil. A partir da musicoterapia, a escola trabalha a readaptação, introduzindo o ensino de música por meio de instrumentos, como teclado, violão, bateria, percussão, flauta doce, ukulele, além da musicalização infantil, feita com crianças de três anos de idade.

“É uma entidade que pode fazer muito e já está fazendo com a terapia musical. Sei que aqui é um espaço que cuida de verdade das pessoas com deficiência, na qual famílias encontram um apoio para cuidar dos seus familiares, com muito respeito e profissionalismo”, afirmou a governadora.

O projeto foi idealizado pelo professor, historiador, músico e musicoterapeuta, João Gilberto Oliveira, que criou a Associação Cultural de Amigos da Música Eficiente (Acame) ao perceber a necessidade de um trabalho especializado para pessoas com deficiência no Piauí.

“Regina Sousa é madrinha deste projeto desde quando era senadora. Ela conheceu o nascimento deste centro e sabe de sua história. Abraçou a causa e aceitou a missão de nos ajudar. É mais que uma homenagem, é um reconhecimento de seu trabalho”, disse João Gilberto, diretor da escola.

Durante a homenagem foi exibido um documentário sobre o projeto, contando principalmente sobre os avanços dos alunos e alunas após as aulas de música. A sede de Teresina atende hoje 300 pessoas com deficiência e conta com mais de 20 profissionais, entre apoio técnico e professores.

“Aprendi muito no Centro, muitas músicas, treino muito em casa, melhorei minha a minha socialização. Tenho apoio da minha família e do projeto”, disse Talita Moreira Santos, primeira aluna do professor Gilberto e que possui deficiência intelectual.

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, participou do evento e destacou que a governadora sempre teve um olhar especial para este projeto. “Recentemente ela autorizou a reforma de ampliação do Centro. A governadora sabe da importância do projeto e como ele tem feito uma diferença na vida das pessoas com deficiência porque reabilita pessoas através da música”, garantiu.

Por: Aline Medeiros e Robert Pedrosa