A Ouvidoria é um espaço de acolhimento para receber, examinar e encaminhar aos setores competentes todas as manifestações de ouvidoria (reclamações, sugestões, denúncias, elogios e solicitações de providência) e pedidos de acesso à informações públicas.
É uma atividade institucional de representação autônoma, imparcial e de caráter mediador, pedagógico e estratégico, que acolhe manifestações não concluídas por outros meios de atendimento para análise e atuação na busca de soluções.
O atendimento será via e-mail.
Para dar entrada em processo, os documentos precisam ser escaneados em um único arquivo PDF.
O SEI, só aceita documentos em PDF, e o protocolo está recebendo processos eletronicamente desde 02/02/2020.
Tecnologias digitais proporcionam aulas mais animadas e interativas
22/05/2013
Na internet é possível encontrar muitos recursos interessantes e colaborativos para ensinar e aprender. Os professores do Programa de Educação com Mediação Tecnológica do Piauí - Mais Saber, explicam como utilizar melhor esses recursos na educação de maneira interativa e animada, de modo a trazer resultados positivos.
De acordo com a coordenadora pedagógica de estúdio, Cleidinalva Oliveira, os recursos mais utilizados pelos professores são as chamadas tecnológicas digitais de áudios e vídeos, com animação computacional. "Os professores dispõem de um aparato de recursos unidirecionais utilizados de forma síncrona e assíncrona, como lousa digital, animações em 3D, vídeos, interação através do software empregado para transmissão das aulas, que possibilitam cada vez mais uma apresentação com interatividade", esclarece.
As aulas contam, ainda, com a criatividade e o empenho dos docentes, que tornam cada momento não só de transmissão de conteúdo, mas de contextualização do conhecimento para o aluno. O professor de Linguagens, Alex Romero, ressalta que diante dessa nova realidade, a proposta do ensino obriga que o professor a fazer novas interpretações no planejar, fazer e ensinar.
"No meu caso, para dar mais dinamismo às aulas, utilizo todas as tecnologias disponíveis. Nas provas, por exemplo, não se cobram mais as regras da gramática isoladamente e nem se pede para o aluno saber quem é o autor de tal obra, mas a capacidade do aluno conceber o uso da norma culta e das características literárias na leitura e análise do texto. E para isso adoro utilizar slides, são dinâmicos e produtivos", elucida Romero.
Segundo a diretora do programa, Lusimary Veloso, a utilização inovadora destes recursos em rede está contribuindo para dinamizar as aulas, motivar mais os estudantes e para abrir novos caminhos rumo a uma educação humanística mais flexível e eficiente.
Desse modo, as aulas tornam-se mais atraentes. A professora de Educação Física, Geórgia Soares, é uma das mais citadas pelos estudantes quando o assunto é aula animada. "Baseio-me nos Parâmetros Curriculares que normatizam o ensino para preparar minhas aulas. Diante disso, seleciono os conteúdos, para trabalhar os conhecimentos via satélite. Gosto de buscar recursos virtuais e práticos que possam ser atraentes para alunos. O recurso musical, aliado à dança, é de extrema importância, pois está provado que a música e a dança têm o poder de socialização e interação muito maior", afirma.
Os estudantes da Unidade Escolar José Borba de Carvalho, no município de Jardim do Mulato, aprovam as aulas do Mais Saber. "São professores altamente divertidos", garantem. Para a aluna de Castelo do Piauí, na Unidade Escolar Francisco Luis Sousa, Amanda Silva, também não é diferente. "As aulas de Biologia e de Geografia são as mais divertidas", diz.
Já as estudantes Brenda Cannanda, Ana Regina Sousa e Luzania Silva consideram que as aulas mais interessantes são as de Biologia, Educação Física e Inglês. "São as mais animadas e que aprendemos mais", registram em uníssona voz, direto do município de Água Branca, da U.E. Mosenhor Boson.
Além das aulas de Biologia e Educação Física, em Boa Hora, na U. E. Pedro Coelho de Resende, os estudantes aprovam as aulas de Espanhol e Física. "Os professores não são apenas divertidos, são dinâmicos e atualizados", afirmam os alunos Ana Araújo, Marcos Vinicius, Raylla Fontenele, Aldair e Nádia Costa, através do mediador Luiz Gonzaga.
Outras Notícias
Notícias
06/09/2025
Dia Estadual da Consciência Negra no Piauí reforça políticas educacionais de valorização da diversidade e combate ao racismo
Notícias
06/09/2025
Estudantes Seduc iniciam intercâmbio de inovação e cultura na Alemanha
Notícias
05/09/2025
“Parece até um sonho”, vencedores do Seduckathon embarcam para intercâmbio na Coreia do Sul
Notícias
05/09/2025
“Voltei a sonhar”: Seduc paga bolsas do Alfabetiza Piauí e transforma vidas de jovens e adultos
Notícias
04/09/2025
Estudantes Seduc de Picos simulam clínica e aprendem sobre doenças genéticas em aula de Biologia
Notícias
03/09/2025
Seduckathon 2025: Estudantes e professores da rede estadual embarcam para formação tecnológica na Coreia do Sul
Política de Privacidade
Para otimizar sua experiência durante a navegação, fazemos uso de cookies. Ao continuar no site, consideramos que você está de acordo com nossa Política de Privacidade. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com o uso de TODOS os cookies.