Ícone buscar

No Dia Nacional da Alfabetização Piauí celebra avanços e investimentos

  • 15/11/2022

Em 14 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Alfabetização. No Piauí muitos avanços nessa área têm acontecido ao longo dos últimos anos.

A união de esforços entre o Governo do Piauí, os municípios e entidades parceiras em torno da alfabetização, por meio do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), tem trazido resultados reais na educação piauiense.  

 O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), lançado em 24 de maio de 2021, está se consolidando como um grande pacto pela alfabetização das crianças piauienses. Ao longo de um ano, o PPAIC se tornou o maior programa em regime de colaboração do Piauí - com adesão de todos os 224 municípios. A ação está ganhando reconhecimento nacional e foi anunciada como finalista no Prêmio Espírito Público 2022, que é a principal premiação da sociedade civil voltada para a valorização e o reconhecimento de projetos públicos.


Recomposição das aprendizagens do ciclo de alfabetização

Em 2022, o PPAIC contemplou 156.140 matrículas e 10.449 professores da pré-escola, do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Em decorrência dos impactos da pandemia da COVID-19, o programa apoiou ainda o 3º ano do Ensino Fundamental das redes públicas na perspectiva da recomposição das aprendizagens do ciclo de alfabetização. Dessa forma, 39.974 alunos e 4.405 professores do 3º ano foram atendidos com o material pedagógico próprio, além da formação para o seu uso.




Novos investimentos

Um investimento histórico de mais de 10 milhões de reais foi realizado para a promoção de ações voltadas para a alfabetização na idade certa no Piauí. "Com isso, foi garantida a aquisição de Material Didático Complementar para alunos e professores, e material pedagógico específico para séries iniciais. Além disso, foram concedidas bolsas de extensão tecnológica para coordenadores e formadores estaduais, regionais e municipais, com vistas para a qualificação e incentivo desses profissionais", afirmou Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do PPAIC



 

Ações pedagógicas e capacitação das equipes educacionais


 Dentro da perspectiva de ampliação das ações eficazes voltadas a alfabetização, foi realizada a expansão do Sistema de Avaliação da Educação do Piauí (SAEPI), onde estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino passaram a fazer as provas; além da avaliação de fluência para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino.

O Programa vem garantindo assessoria técnica e pedagógica para todos os envolvidos no processo e vem realizando formação continuada para professores de todo o ciclo de alfabetização, professores da educação infantil (pré-escola), coordenadores, gestores escolares, dirigentes municipais de educação, e também para equipes técnicas e gerenciais.  



Destacamos ainda a implementação do ICMS Educação, que é a destinação de recursos específicos voltados ao incentivo de gestores com vistas para a gestão de resultados.

 

Ações futuras

Além desse conjunto de ações em andamento, há uma grande iniciativa que será realizada nos próximos meses: o Prêmio Alfa-10, para garantir incentivos às escolas com os melhores desempenhos no SAEPI e apoio às mais vulneráveis. Até 150 escolas serão premiadas e o mesmo número de escolas serão asseguradas com um apoio financeiro, por ano.


 

Outras Notícias

Notícias
09/07/2025

Inscrições para seleção de Professores do Programa Mulheres Mil seguem até sexta-feira (11)

Notícias
09/07/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc leva tecnologia e matrículas do Alfabetiza Piauí para Paulistana

Notícias
09/07/2025

Secretário Washington Bandeira destaca papel estratégico das avaliações externas em seminário da Undime Piauí

Notícias
09/07/2025

Alfabetização na Nova Ceasa transforma a rotina de trabalhadores com aulas no local

Notícias
08/07/2025

Estudantes do CETI Martin Pinheiro criam App para otimizar uso da Merenda Escolar

Notícias
08/07/2025

Com foco na preparação dos Estudantes, Seduc realiza 13ª edição da live do Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb nesta terça-feira (8)