Ícone buscar

Piauí tem a segunda maior taxa de presença no primeiro dia do Enem 2022

  • 15/11/2022

Por Hélder Rocha



Ao todo, 2.490.880 participantes compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 neste domingo, 13 de novembro. O número corresponde a 73,3% dos cerca de 3,4 milhões de inscritos nas duas versões (impressa e digital). De acordo com dados do Inep, no Piauí, dos 83.445 inscritos, 62.522 compareceram aos locais de aplicação. O número representa 74,9% de presença.


Entre os presentes, 2.458.504 realizaram as provas em papel e 32.376, em computador. Os dados são preliminares, tendo em vista que os números conclusivos dependem da apuração definitiva do consórcio aplicador. 

Os participantes realizaram provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além da redação, com o tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". O exame continuará no próximo domingo, 20 de novembro, quando será a vez de resolver itens de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. O Inep divulgará os gabaritos até o dia 23 deste mês, conforme previsto em edital. 


Passe Livre


Em Teresina e no interior do Estado, os estudantes das escolas públicas contaram com mais uma política de inclusão universitária do Governo do Piauí. "O Passe Livre é uma política de sucesso com evidências de resultados, pois iniciamos a implementação do Passe Livre em 2016 e nesses cinco anos, nós tivemos a melhor taxa de presença no Enem 2016, 2017, 2018, 2019 e 2021. Em todos esses anos, o Piauí foi o estado com a menor taxa de faltosos e todos esses anos nós tivemos o apoio do Passe Livre Enem. Neste ano foram 9500 estudantes beneficiados, 2200 na capital e 7300 no interior”, finaliza o secretário da Educação, Ellen Gera.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC). 

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Os resultados individuais do Enem também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Outras Notícias

Notícias
09/07/2025

Inscrições para seleção de Professores do Programa Mulheres Mil seguem até sexta-feira (11)

Notícias
09/07/2025

Diálogos pelo Piauí: Seduc leva tecnologia e matrículas do Alfabetiza Piauí para Paulistana

Notícias
09/07/2025

Secretário Washington Bandeira destaca papel estratégico das avaliações externas em seminário da Undime Piauí

Notícias
09/07/2025

Alfabetização na Nova Ceasa transforma a rotina de trabalhadores com aulas no local

Notícias
08/07/2025

Estudantes do CETI Martin Pinheiro criam App para otimizar uso da Merenda Escolar

Notícias
08/07/2025

Com foco na preparação dos Estudantes, Seduc realiza 13ª edição da live do Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb nesta terça-feira (8)