Considerada como um dos pontos mais importantes para a avaliação de nota e aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que será realizado no próximo domingo (13), a Redação exige domínio da norma culta da língua e conhecimento de todas as áreas de conhecimento para as devidas argumentações. Para o professor da disciplina de Redação do programa Pré-Enem Seduc, Francisco Rufino, uma das maiores angústias dos estudantes é querer adivinhar o tema proposto na redação do Enem. Ele dá dicas aos estudantes para trazer segurança na hora de montar a estrutura do texto.
“A dica que eu dou é que vocês estudantes possam saber montar a estrutura do texto de vocês acima de qualquer tema que for abordado, usando os elementos estruturais de cada parágrafo, explanando através das competências, o contexto, a problematização do tema e o levantamento da tese. Sabendo colocar esses elementos nos parágrafos, você já está cumprindo o que a banca examinadora quer ver. Você precisa ter embasamentos que defendem o tema no Enem, justamente para que seu texto seja argumentativo”, explica o professor.
As
redações do Enem são avaliadas de acordo com as cinco competências
exigidas na prova, cada uma valendo até 200 pontos para compor os 1000
pontos da redação.
Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Compreender
a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do
texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para
participar da prova é obrigatório levar um documento oficial de
identificação, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada
em material transparente. O uso de máscara facial é permitido, mas
deixa de ser obrigatório nos estados e municípios onde é liberado em
locais fechados. Os participantes são permitidos a levar água, lanches e
frasco de álcool em gel mas são proibidos de portarem dispositivos
eletrônicos.
Os portões dos locais de aplicação do exame abrem pontualmente às 12h (Horário de Brasília), com o início das provas precisamente às 13:30 da tarde. No primeiro dia, as 90 questões objetivas abordarão as áreas de conhecimento das disciplinas de: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, contemplando os conteúdos de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Tecnologias da Informação, Artes e Educação Física; Ciências Humanas, correspondente aos conteúdos de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; além da Redação no formato dissertativo-argumentativo, com limite máximo de 30 linhas. Os estudantes terão até 5 horas e 30 minutos para concluir a prova, que contam com a avaliação de notas de zero a mil.
Mais de 83 mil pessoas estão inscritas para as provas do Enem no Piauí. Os estudantes têm se empenhado por anos nos estudos na expectativa de alcançar aprovação no exame para integrar no curso dos sonhos. Dentre as maneiras de preparação, os alunos tiveram cursos de preparatório para o Enem, revisões de Pré-Enem e cursos de técnicas de Redação.
Os alunos do Estado do Piauí terão ainda a oportunidade de acompanhar uma mega revisão do Corujão da Vitória nessa quinta-feira (10), com a discussão de questões e assuntos mais cobrados nas áreas de conhecimento da prova, das 20h da noite até às 06h da manhã do dia seguinte, no Theresina Hall.