A temática da Educação Fiscal faz parte dos temas transversais que são trabalhados pelas escolas dentro da matriz do currículo novo. Ao primeiro olhar o tema parece distante, mas está bem presente no cotidiano dos estudantes. Para evidenciar a Educação Fiscal, os técnicos da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí estiveram, na última segunda-feira (10, conversando com os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Joca Vieira, localizado na zona Leste de Teresina.
Com o tema ‘Educação Fiscal - uma questão de cidadania’, os mais de 200 estudantes matriculados no Ceti participaram da palestra sobre educação fiscal como forma de entender a aplicação do recurso público, os mecanismos para a fiscalização de investimentos no seu bairro ou na escola e perceber o uso do imposto na cidade.
Segundo a coordenadora do Ceti, Regivane Ferreira, a iniciativa da educação fiscal é importante ferramenta para o desenvolvimento da cidadania. “Eles ficaram atentos sobre os direitos e deveres, a prática da cidadania, a função dos tributos e o acompanhamento da aplicação dos recursos”, informou.
Palestras, oficinas, projetos educativos e concursos estão entre as ações a serem implementadas nas escolas da rede pública estadual durante a execução do Programa de Educação Fiscal do Piauí.
Estão contempladas no Programa de Educação Fiscal 32 escolas, sendo 7 escolas de ensino fundamental, 21 escolas de ensino médio e 4 escolas de ensino fundamental e médio. Está programado, também, um concurso de redações com o tema da Educação Fiscal para o Ensino Médio com premiações para a escola, para o aluno e para o professor.
O Grupo de Trabalho (GT) de Educação Fiscal do Piauí, responsável pela execução do programa, tem em sua formação os representantes da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Controladoria Geral do Estado (CGE) e da Secretaria de Educação (Seduc).