Ícone buscar

Meio Ambiente é tema do quadro “Dia de Papear”

  • José Vinicius
  • 11/10/2022

Durante a manhã da terça-feira (11), o projeto educacional “Estudar Pode Ser Leve” trouxe aos estudantes, professores, gestores e demais profissionais da Rede Estadual de Ensino, mais uma palestra do quadro “Dia de Papear”, dessa vez com o tema “Meio Ambiente: Direito de Ter, Dever de Cuidar.


Mediado pela assistente social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Carolina Faria, o bate-papo foi transmitido pelo Canal Educação e contou com a participação do professor de Biologia e técnico em Agropecuária, Fernando Damásio de Faria, que, na ocasião, compartilhou dicas sobre como preservar o meio ambiente e a importância da conscientização da sociedade para o reaproveitamento de resíduos, evitando, assim, a agressão contra a natureza.

“Nós estamos em um diálogo de reconstrução, por isso é tão importante a participação da sociedade. Todo mundo precisa, primeiro, compreender que é importante começar a se preocupar com as ações ambientais. Essas discussões são necessárias para a conscientização de todos e todas. Precisamos conversar, defender o meio ambiente e fazer a nossa parte, desde o destino correto dos resíduos até o processo de reaproveitamento do seu uso”, declarou Fernando.

Questionado sobre a preservação da natureza, o professor de Biologia apontou um dos principais motivos que leva a degradação ambiental do Planeta Terra e destacou meios de se evitar essa realidade.

“Se a gente observar, todos os outros seres vivos produzem a matéria e depois doam ela novamente para entrar no ciclo, mas nós somos uma espécie que gera resíduos que ficam por milhares de anos, mesmo depois da nossa existência. O plástico é um grande problema da humanidade, porque ele leva milhares de anos para se degradar. Então, isso é algo que a gente precisa repensar na nossa civilização humana. Nós precisamos compreender que há um sistema, há uma cadeia e que estamos inseridos nela. Quando pensamos assim, a gente começa a levar muito mais em conta a possibilidade de utilizar coisas que são degradáveis, que vão levar menos tempo para voltar ao sistema natural, como, por exemplo, o papel, que é uma opção, ou, até mesmo, a madeira. A outra opção que devemos pensar é a possibilidade da reutilização desses materiais. A matéria ela não pode ser tão descartável assim”, explicou.

O projeto “Estudar Pode Ser Leve” tem trazido uma série de bate-papos com profissionais abordando diversos assuntos, desde temas, como: acolhimento e inclusão social, violência contra a mulher e empoderamento, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde mental, dentre outros.

Outras Notícias

Notícias
09/07/2025

Alfabetização na Nova Ceasa transforma a rotina de trabalhadores com aulas no local

Notícias
08/07/2025

Estudantes do CETI Martin Pinheiro criam App para otimizar uso da Merenda Escolar

Notícias
08/07/2025

Com foco na preparação dos Estudantes, Seduc realiza 13ª edição da live do Pré-Enem Seduc mais Pré-Saeb nesta terça-feira (8)

Notícias
08/07/2025

Turismo Escolar: Estudantes do CETI Marcos Parente, de Picos, vivenciam imersão histórica em Oeiras

Notícias
07/07/2025

Estudantes premiados no Seduckathon com melhores notas se preparam para intercâmbio educacional

Notícias
05/07/2025

Em Domingos Mourão, Secretário Washington Bandeira recebe título de cidadão honorário e visita obras do CETI Maria Isaías de Jesus