Ícone buscar

Café Literário inspira estudantes sobre a valorização da cultura piauiense

  • José Vinicius
  • 10/10/2022

Com o intuito de manter viva as raízes literárias piauienses, que representam, com maestria, a cultura e a sociedade do estado, a Unidade Escolar Padre Antônio José do Rêgo, localizada no bairro Parque Piauí, em Teresina, elaborou o projeto literário “Vozes do Piauí: Literatura e Sociedade”, abordado pela área de “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias” para incentivar o protagonismo estudantil e envolver, de forma dinâmica e atrativa, à comunidade escolar, em consonância ao tema exposto e as matrizes propostas para o novo Ensino Médio. 


O projeto tem como objetivo promover a integração entre a cultura e a literatura piauiense, trabalhando na reflexão de obras piauienses por meio da difusão artística e interdisciplinar que envolve o universo da leitura e a análise, interpretação e aplicação de recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos.

“Diante de uma discussão ampla entre professores e alunos, decidimos realizar um café literário, uma vez que é inquestionável a importância de analisar o contexto de produção literária de obras dos principais autores de literatura piauiense. Buscamos despertar nos nossos estudantes a criatividade na prática da escrita e oralidade, a importância de estudar autores da literatura piauiense, estimulamos o senso crítico e o reconhecimento da presença de valores sociais e humanos atualizáveis e permanentes no patrimônio literário nacional”, explica a diretora da Rede de Ensino, Maria do Carmo da Conceição.


Contemplando os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio Regular, inicialmente, cada turma ficou responsável por estudar a biografia e a bibliografia de um autor. Cada professor ficou responsável de pensar em estratégias metodológicas para trabalhar os autores em suas respectivas disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura Piauiense, Artes, Inglês e Educação Física, percorrendo junto à História (História do Piauí), Sociologia, Química, Biologia, Geografia do Brasil e Geografia do Piauí.

Na programação do projeto, cada turma realizou a apresentação de seminários por meio da análise do contexto de produção de obras literárias nos campos: literário, artístico, cultural, histórico, social e político, além de criar poemas literários para exposições. Os alunos, também, tiveram a oportunidade de participar de palestras no âmbito literário e de visitações no Museu do Piauí e na Academia Piauiense de Letras.

                                                               

O projeto foi encerrado com uma tarde de lazer e uma aula-passeio no município de Amarante, onde passaram por pontos estratégicos, como Centro Histórico de Amarante, Museu Odilon Nunes, Fazenda Floresta e Lira Eco Parque. Ao final, os estudantes produziram um relatório com a análise do passeio para, posteriormente, serem avaliados.


Outras Notícias

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam parceria com a Meta, gigante da tecnologia, para capacitar Estudantes Seduc

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira assinam ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no CETI Malaquias Ribeiro, em São Lourenço do Piauí

Notícias
19/04/2024

38 estudantes Seduc são classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Notícias
19/04/2024

Secretário da Educação, Washington Bandeira, se reúne com o Representante das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Cláudio Providas

Notícias
19/04/2024

Seduc realiza 1ª convocação para professor substituto de EPT e EJA

Notícias
19/04/2024

Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes