As boas práticas escolares têm evidenciado momentos de muito aprendizado, principalmente em disciplinas vistas como tabu. Um bom exemplo disso é o CETI Senador José Cândido Ferraz, espaço educacional localizado no município de São João do Piauí, que realizou, no dia 29 de setembro, a 2ª Feira da Matemática: Figuras Geométricas Planas e Espaciais, Construindo e Aprendendo. A ação, em parceria com o programa Jovem de Futuro, visa relacionar teoria e prática de uma forma prazerosa aos estudantes.
De acordo com Clarissa Cronemberger, gestora da escola pertencente a 12ª Gerência Regional de Educação (GRE), a Matemática é um componente curricular que ainda assusta grande parte dos estudantes. “Considerada difícil, abstrata e até desnecessária por muitos alunos, a disciplina é responsável por algumas notas baixas nos boletins e também de grande resistência por parte dos alunos na hora das tarefas escolares”, explicou ela.
Pensando nessa dificuldade e atenta as questões apresentadas pelo Novo Ensino Médio, a escola levou dinamismo aos estudantes e uma mensagem de que a disciplina não é só importante para aprender a fazer cálculos ou para passar no Enem e nos vestibulares. É necessário entender a disciplina, já que ela é presente no dia a dia, como, por exemplo, na hora da medição de ingredientes para fazer um bolo.
“Diante do contexto, o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Senador José Cândido Ferraz realizou a 2ª Feira da Matemática para demonstrar a importância da área do conhecimento. A ação escolar foi feita por meio da exposição de trabalhos, envolvendo Matemática. Além disso, os alunos produziram, junto aos professores, salas temáticas com figuras geométricas planas e espaciais e cálculos matemáticos. O evento visa motivar os educandos na busca de novos conhecimentos, desmitificando a Matemática, produzindo conceitos, integrando as diversas séries do ensino e desenvolvendo o pensamento científico”, finalizou a gestora escolar.