Buscando destacar a importância da inclusão social de alunos com necessidades especiais disponibilizando todo o apoio e suporte para oferecer uma educação adequada para eles, a Unidade Escolar Gonçalo Nunes, localizada no município de Arraial, realizou durante a tarde da sexta-feira (9), o I Seminário de Inclusão Social de Alunos com Necessidade Especial, com o tema “Desafios na Inclusão”.
"É muito importante
trabalhar essa abordagem para que eles se sintam acolhidos e saibam que podem
sim serem protagonistas de sua história, desenvolvendo suas habilidades e
potencialidades e que também tenham em mente que merecem respeito e amor como
qualquer outra criança. Independentemente da necessidade existente, somos todos
iguais”, afirmou Ednólia Pereira, diretora da instituição de ensino.
Na ocasião, os alunos com
necessidades especiais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) tiveram a
oportunidade de expor seus trabalhos desenvolvidos em sala de aula e realizaram
apresentações culturais. O público, composto por profissionais da educação,
representantes dos setores municipais, pais e alunos, puderam fazer a visitação
da sala do AEE, conhecer um pouco do trabalho que é realizado no local, além de
acompanharem a entrega de medalhas de honra ao mérito para os profissionais que
já deixaram sua contribuição na sala do AEE.
O evento também contou com
duas palestras ministradas pela equipe multiprofissional da 6ª Gerência
Regional da Educação (GRE). A primeira com a psicóloga Soraya Lopes, que
apresentou os desafios enfrentados com a inclusão de crianças com necessidades
especiais na escola, e a segunda com a assistente social Leudelene Ramos, que
destacou no momento a importância de se trabalhar essa inclusão nas salas do
AEE. Já a pedagoga Maria do Ó Ramos apresentou para o público as estratégias
pedagógicas que são pensadas e executadas para trazer a educação necessária
para as crianças especiais.
“Achei bastante necessária a
iniciativa da escola em fazer esse seminário. Ressaltamos sobre a importância e
os desafios da inclusão de crianças com necessidades especiais nas salas do AEE
e no ensino regular. Foi muito produtivo pois tivemos a participação dos próprios
alunos e da família, incluídos pela escola, passando para as famílias a
importância dos alunos na escola, onde foram explanadas as leis, os direitos e
os deveres, debatendo também, quais os alunos que podem ser atendidos pelas
salas AEE. Durante o momento foi informado ao público presente o projeto da
equipe multiprofissional, fazendo o acolhimento das famílias e alunos com
necessidades especiais, projeto esse que foi abordado em primeira mão na
Unidade Escolar Gonçalo Nunes, onde a direção abraçou nosso projeto. Os
gestores, e os professores foram muito receptivos com os convidados”, explica a
psicóloga Soraya Lopes.
A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN 9394/96) busca garantir que crianças que apresentam
algum tipo de necessidade especial possam se socializar, desenvolver suas
capacidades pessoais e aprimorar sua inteligência emocional por meio da
inclusão escolar. Sabendo que muitos dos pais que tem filhos com necessidade
especial não tem essa informação, a escola planejou e executou o projeto.
Planejado para ser realizado
de forma contínua, o projeto trabalha a inclusão em sala de aula de forma
inovadora estabelecendo critérios de inclusão, desenvolvendo trabalhos
coletivos, determinando estratégias de cooperação, realizando as adaptações
necessárias, envolvendo a família, apostando na tecnologia, criando atividades
que envolvam todos os estudantes e investindo em acessibilidade.
Atendimento Educacional Especializado
O AEE foi criado para atender o público-alvo da Educação especial, que são as crianças com deficiências, transtorno do espectro autista, altas habilidades e superdotação. Ele é um serviço de apoio à sala de aula comum, para que se ofereçam meios e modos que efetive o real aprendizado dos estudantes. O AEE ocorre em períodos específicos por semana, no contraturno. Os profissionais do atendimento especial trabalham em parceria com o educador de sala de aula comum.