O Secretário


Ellen Gera de Brito Moura

Possui graduação em bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Piauí (2003) e especialização em Tecnologias para Web pela Universidade Federal do Piauí. Concluiu mestrado em Ciência da Computação na Universidade Federal do Piauí. É, também, Analista de Sistemas Sênior aprovado em concurso público pelo Governo do Estado do Piauí. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, aprendizagem de máquina e processamento de linguagem natural. Foi professor da Universidade Estadual do Piauí, por 2 anos, e da Faculdade de Tecnologia da Informação (FATEPI), por 10 anos.

No Governo do Estado do Piauí foi coordenador de Pesquisa e Geração de Dados pela Seid e gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Secretaria de Fazenda, onde realizou várias formações de gestão pública e gerenciamento de projetos.

Na Secretaria de Estado da Educação, onde se encontra secretário desde o ano de 2019, exerceu anteriormente as funções de Superintendente de Ensino Superior, diretor de Educação com Mediação Tecnológica e diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem. Fez a gestão de vários projetos e programas como a Universidade Aberta do Piauí, o Pré-Enem Seduc, Pacto pela Aprendizagem e Jovem de Futuro.

Atualmente em sua gestão como secretário de educação, implantou o maior Programa de Alfabetização do Estado, com duas frentes de trabalho: PRO AJA (Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos) e o PRO ALFA (Programa de Alfabetização na Idade Certa). Por meio do PRO Piauí Educação, Ellen Gera gerencia as ações do maior investimento da história na infraestrutura escolar em todo o estado, que prevê a modernização de toda a rede estadual.

Junto ao Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Ellen Gera é o coordenador de Ensino Híbrido.