Ícone buscar

O Secretário


Francisco Washington Bandeira Santos Filho

Foi Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região - Piauí; Coordenador Pedagógico da Escola Judicial do TRT 22 - EJUD 22; Presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 22ª Região - AMATRA XXII; Juiz Auxiliar da Presidência e Gestor de Metas Nacionais do CNJ no TRT 22 (Biênio 2019-2020); e Juiz Titular da Vara do Trabalho de Picos.

Graduado em Direito pela UnB;  Pós-graduado em Direito pela PUC-SP;  Mestre em Direito pelo IDP; e professor do Ensino Superior, Bandeira é, como ele mesmo se define, um produto da Educação e reconhece o valor e a importância que ela tem na vida das pessoas.  O filho de uma professora da rede estadual agora chega à Secretaria de Estado da Educação, onde poderá servir ao povo com mais proximidade do que poderia fazê-lo na Justiça.

Washington Bandeira destaca três motivos que o levaram a tomar a decisão complexa de abandonar uma bem-sucedida carreira de magistrado para assumir a Secretaria da Educação. Em primeiro lugar, destaca a honra de receber a confiança do governador Rafael em tê-lo nomeado para essa missão, que entende estar pautada na sua capacidade técnica.

O segundo motivo é o projeto valoroso e grandioso do governador de aproveitar esse legado deixado pelos governos que o antecederam (com destaque a Wellington Dias) que focou na universalização e expansão da Educação para agora focar, ainda mais,  na melhoria da qualidade dos serviços de educação com um pensamento de gestão e de vanguarda.

E por fim, a nobreza da educação. Bandeira considera este o ponto fulcral para a decisão, uma vez que se considera um produto da educação e considera que Rafael Fonteles comunga com ele o desejo de levar aos jovens do Piauí as mesmas oportunidades que alcançaram por meio do estudo.