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Estudantes participam de roda de conversa sobre Novo Ensino Médio

  • 19/05/2022

Estudantes do 1° ano do Ensino Médio do CETI Solange Sinimbu Viana Área Leão, localizado no bairro Promorar, em Teresina, participaram de uma roda de conversa na qual foi apresentada a organização do Novo Currículo do Ensino Médio como proposta apresentada para o desenvolvimento das unidades curriculares Seminários Integradores. 


A ação é parte do planejamento que vem sendo executado pela rede estadual na implementação do Novo Ensino Médio. A escola, que contém 439 alunos de fundamental e médio, trabalhou durante toda a pandemia remotamente, alternando atividades impressas, acompanhamento das atividades pelo WhatsApp, aulas pelo Meet e aplicativo Mobieduca.me e Canal Educação. 



De acordo com a gestora da escola, Ariadna Gonçalves Cavalcante, a estratégia foi convidar a equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) para “fortalecer os diálogos, reflexões para o entendimento do assunto e consolidar o aprendizado referente a temática proposta”.  


Os seminários integradores utilizam as diversas áreas de conhecimentos para promoção de debates e reflexões, que podem ser aliados a projetos que visam à aplicação prática do conhecimento elaborado. 


“Essa é a principal proposta do Novo Ensino Médio, que é tornar os estudantes protagonistas do processo de educação sob a orientação dos educadores e tendo experiências e práticas que agreguem na sua formação”, explicou Elenice Nery, coordenadora de etapas do Novo Enino Médio. 


IMPLEMENTAÇÃO DO NOVO ENSINO MÉDIO    


A fase de implementação do Novo Currículo do Ensino Médio do Piauí dá continuidade ao primeiro ciclo neste início de 2022 e beneficia mais de 220 mil estudantes em 472 escolas de oferta de ensino médio regular e mais 88 de tempo integral em todo o estado. Nesta primeira etapa, os estudantes passarão por uma fase de adaptação e contato com itinerários formativos na área de Projeto de Vida e disciplinas eletivas, que são aquelas em que os jovens são incentivados a produzirem conhecimento para uma Formação Geral Básica.   


Na prática, a implementação acontece de forma gradual e impacta na vida escolar de quem já está dentro do processo de formação e quem ainda irá iniciar. O aumento da carga horária total, que é a soma dos três anos do ensino médio, passa a ser de 3 mil horas, sendo 1800 horas da Formação Geral Básica (FGB), composta das disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e outras; e os Itinerários Formativos (IF) com 1200 horas, composto de disciplinas eletivas, Projeto de Vida e Trilhas de Aprendizagem. 

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