Piauí participa do Seminário Virtual Conectados pela Alfabetização

• 18/05/2022

O Seminário Virtual Conectados pela Alfabetização, realizado pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, entra no segundo dia de programação. O evento tem como objetivo debater as boas práticas e políticas públicas voltadas à educação, bem como a importância da parceria entre estados e municípios para garantir essas ações.

Nesta quarta-feira (18), a programação contou com duas palestras simultâneas. Na sala 1, foram discutidos os “Desafios e possibilidades para a construção da equidade de raça e gênero nas escolas”, com Marcelha Quintiliano Pereira, Professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do município do Rio de Janeiro, e Irlene Renata, Secretária Municipal da Educação de Vila Bela da Santíssima Trindade, Mato Grosso; com mediação de Raquel Teixeira, Secretária de Educação do Rio Grande do Sul.

Em paralelo, na sala 2, foi abordado “A sustentabilidade de políticas educacionais no município em um ano de eleições estaduais”. Com mediação do Secretário de Estado da Educação do Piauí, Ellen Gera, as palestrantes dessa temática foram: Sandra Ribeiro, Secretária Municipal da Educação de São Sebastião, Alagoas; e Sônia Regina Diógenes Tenório, Secretária Municipal da Educação de Venturosa, Pernambuco.

Em sua fala, o secretário Ellen Gera ressaltou a importância da união de esforços para garantir uma educação de qualidade. “É preciso pactuar grandes ações e não só entre estados e municípios, mas precisamos também da presença forte do Ministério da Educação. No Piauí, aqui temos, por exemplo, 100% dos municípios pactuados com o estado no Programa de Alfabetização na Idade Certa, independente de partido ou de eleições. A falta de diálogo do MEC, ocasionou desconforto geral com a questão da Lei do Piso, por exemplo, que ocasionou movimentos grevistas e dificuldades em todo o país”, concluiu.

O Seminário Conectados pela Alfabetização aconteceu de forma totalmente virtual e contou mais 7 mil inscrições. O evento elencou importantes debates sobre o cenário da educação neste ano eleitoral, a sustentabilidade de políticas públicas educacionais pós-eleições, a consolidação dos Programas de Alfabetização enquanto políticas de Estado, estratégias para recomposição da aprendizagem, o processo de alteração e implementação do ICMS Educação, além de mesas com gestores de municípios integrantes da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) discutindo temas como a equidade de raça e gênero.

Atualmente, a Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) trabalha em parceria com 11 estados brasileiros na implementação de seus respectivos programas de alfabetização em regime de colaboração com os municípios.

Os estados integrantes da PARC são: Alagoas, Amapá, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul e Sergipe. A aliança PARC é constituída pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura e possui dois importantes parceiros: a B3 Social e a Fundação Vale.