Mais de quatro mil Estudantes das Escolas da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participaram, na sexta-feira (5), das eleições do Parlamento do Futuro, vivenciando pela primeira vez todas as etapas de um processo democrático. Trinta jovens foram eleitos e irão representar suas escolas em uma jornada parlamentar na Assembleia Legislativa do Piauí, em fevereiro de 2026.
Estudante das Escolas Seduc participa da votação do Parlamento do Futuro, vivenciando pela primeira vez o processo democrático.
Do Partido Educação e Cultura, a Estudante Maria Karolinna Sales, eleita pelo Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Lima Rebelo, de Parnaíba, falou sobre o processo democrático que participou.
A votação ocorreu em 21 Escolas Seduc, com urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), garantindo uma simulação fiel ao processo eleitoral oficial. Ao longo das últimas semanas, os Estudantes participaram da elaboração de propostas, campanhas e debates, exercitando diálogo, argumentação e tomada coletiva de decisões.
Estudantes das Escolas Seduc exercem protagonismo e cidadania durante o Parlamento do Futuro.
Promovido pela Assembleia Legislativa do Piauí e Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), o Parlamento do Futuro é uma iniciativa que reforça o compromisso com uma formação integral, aproximando os jovens das instituições políticas. A experiência incentiva o pensamento crítico, o engajamento social e o protagonismo estudantil, pilares fundamentais para a Educação de Tempo Integral implementada nas Escolas Seduc.
Para o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o projeto é uma grande aula de democracia. “Quando nossos Estudantes entendem, na prática, que a política é um instrumento de transformação social, nós fortalecemos o futuro do Piauí. Estamos construindo uma Educação com jovens protagonistas, que pensam no coletivo e desejam contribuir para uma sociedade melhor”, afirmou.
Os eleitos passarão, em 2026, por todas as etapas do exercício do mandato: serão diplomados no plenário do TRE-PI e tomarão posse na Assembleia Legislativa, onde terão acesso a gabinetes, sessões plenárias e equipes técnicas para elaboração de projetos de lei que reflitam os interesses e necessidades de suas comunidades escolares.
Com mais uma edição concluída, o Parlamento do Futuro reforça o papel das Escolas Seduc como espaços de participação e formação cidadã, preparando jovens para atuarem com responsabilidade, liderança e consciência social no presente e no futuro.