Ícone buscar

Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí

  • Willame Lucas
  • 12/11/2025

O Piauí celebra, nesta quarta-feira (12), o Dia do Diretor Escolar, reconhecendo o papel essencial desses profissionais que estão à frente da maior transformação da Educação pública do Estado: a Universalização do Ensino Médio em Tempo Integral.

Por trás dos bons resultados que colocam o Piauí entre os melhores do Brasil estão gestores que lideram equipes, acolhem estudantes, aproximam as famílias da escola e garantem que o tempo integral seja mais do que a ampliação da jornada, seja uma experiência que transforma vidas.


No Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Liceu Parnaibano, em Parnaíba, o diretor Fernando Lima conta que a chegada do modelo de Tempo Integral, em 2024, trouxe uma nova energia à comunidade escolar.

“A rotina mudou completamente. Os estudantes agora têm mais tempo na escola e participam de projetos, oficinas e atividades que ampliam horizontes. Alguns deles chegaram até a participar de intercâmbios depois de vencer o Seduckathon. É gratificante ver o quanto cresceram”, afirma.

Em Teresina, a gestora Deusenira Sousa, do CETI João Henrique de Almeida Sousa, uma das primeiras escolas de Tempo Integral do Piauí, destaca que o trabalho do diretor em uma escola com esse modelo exige um olhar ainda mais atento e integrado. “Gerir uma escola de Tempo Integral é diferente de uma escola regular, porque estamos presentes em todos os momentos da rotina dos estudantes, do acolhimento às atividades pedagógicas, culturais, esportivas e até na alimentação. É um trabalho de acompanhamento constante, que envolve toda a comunidade escolar”, explica. Para ela, o segredo está na força da gestão e na união da equipe. “Nada disso seria possível sem o comprometimento dos professores e de todos que fazem parte da escola.”


Em Cocal dos Alves, o diretor Darkson Vieira, do CETI Augustinho Brandão, referência nacional em resultados, destaca que o envolvimento da comunidade escolar é o que faz o trabalho da gestão dar certo. “O diretor é o elo entre alunos, professores e famílias. Quando todos compreendem o valor do tempo integral, a escola se transforma em um espaço de pertencimento e oportunidades”, afirma.


O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, reforça que os diretores são peças-chave na Revolução Educacional que o Piauí vive. “O Tempo Integral é muito mais do que uma mudança de horário. É uma transformação profunda no jeito de ensinar e aprender. Nossos diretores são líderes dessa mudança. Com dedicação e amor pela Educação, eles transformam cada escola em um espaço de acolhimento, inovação e esperança. Essa é a verdadeira revolução educacional que o Piauí está realizando”, destacou.

Em reconhecimento ao trabalho desses profissionais, o Governo do Estado reajustou, em 2025, a gratificação dos diretores das Escolas de Tempo Integral, que passou de R$ 1.500,00 para R$ 2.000,00 para aqueles que atuam em regime de dedicação exclusiva.


Os resultados já refletem esse esforço coletivo: o Piauí ocupa o 1º lugar no Nordeste e o 4º lugar no Brasil no IDEB 2023, um marco histórico que traduz o trabalho de uma rede unida em torno de um propósito comum: transformar vidas de crianças, jovens e adultos por meio da Educação.

Outras Notícias

Notícias
12/11/2025

Segunda edição da Seduc LEM premia estudantes destaques em Língua Estrangeira da Rede Estadual

Notícias
12/11/2025

Gestores que inspiram: o papel dos diretores na universalização do Tempo Integral do Piauí

Notícias
11/11/2025

Estudantes Seduc serão premiados na II Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna nesta quarta-feira (12)

Notícias
11/11/2025

Ouvidoria da Seduc-PI tem índice recorde de resolutividade em 2025 e fortalece diálogo com a população

Notícias
10/11/2025

Em Água Branca, Estudantes do CETI Monsenhor Boson criam óculos de realidade virtual com materiais recicláveis

Notícias
09/11/2025

Tema da Redação do Enem 2025 foi trabalhado pelos professores da rede estadual nas revisões do Pré-Enem Seduc