Seduc prepara o I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí


Os estudantes da Rede Estadual de Educação terão uma nova estratégia de incentivo à aprendizagem dedicada à matemática. Na última sexta-feira (14) aconteceu o lançamento do I Torneio de Matemática (TME²) das escolas públicas estaduais para os gerentes regionais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

O Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) será realizado no dia 06 de maio de 2023, data em que é comemorado o Dia Nacional da Matemática.

A prova acontece em fase única e somente para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio, aplicada pelos professores da escola, exceto os professores de Matemática. Participam desta olimpíada mais de 59 mil estudantes em 597 escolas

Segundo o coordenador das Olimpíadas do Conhecimento, Franklin Rinaldo, o torneio dedicado à matemática visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).

“O Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) possui natureza disciplinar envolvendo conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da 1ª série do Ensino Médio das 21 GREs. Para além da preparação da OBMEP, busca-se como resultado elevar a proficiência em Matemática e dos índices das avaliações de aprendizagem nas avaliações SAEB e SAEPI”, informou.

O (TME²) prevê ainda como premiação a “Jornada Especial da Matemática”, a ser ofertada aos 200 estudantes com melhores notas, por meio de uma imersão. A culminância dessa premiação será realizada em Teresina com o Coordenador Estadual do Projeto Recomposição da Aprendizagem, Prof. Teotônio Vieira; Superintendente de Ensino, Prof. Antônio Amaral; o coordenador das Olimpíadas do Conhecimento, Franklin Rinaldo; e convidados.