Seduc alcança excelência no controle interno de processos, aponta relatório da CGE

O Núcleo de Controle Interno da Secretaria de Educação (Seduc-PI) obteve índice de eficácia excelente no controle interno de processos, conforme relatório da Controladoria Geral do Estado (CGE) divulgado em março. A avaliação tem como referência o ano de 2022, após a análise de 100% das contratações e dos pagamentos realizados pelo órgão.

Ao todo, foram analisados previamente 7.047 processos referentes à contratação e ao pagamento, que envolvem recursos da ordem de R$ 1.757.162.899,90. A análise não considerou os valores relativos com gasto de pessoal e encargos. 

Os Núcleos de Controle Interno têm a missão de acompanhar a utilização dos recursos públicos. Cada órgão/entidade possui uma equipe designada para desempenhar a função de membro do NCI, a quantidade de membros varia de acordo com o volume de recursos administrado pelo órgão/entidade. Na Seduc, 13 membros compõem o Núcleo de Controle Interno do órgão.

A coordenadora do Núcleo de Controle Interno da Seduc, Maricélia Dantas Coutinho, afirma que a equipe tem se empenhado em fazer um trabalho ágil e eficiente, além de fornecer informações relativas às contratações e pagamentos. “Me sinto motivada em continuar com esse trabalho que fazemos de análise de pagamentos, de contratação, análise de prestação de contas, de suprimento de fundos, envio de documentos ao TCE. O Núcleo se envolve em várias atividades relativas ao controle e de gestão. Alcançar essa meta de excelência é um reconhecimento importante para seguir cada vez melhor”, afirma. 

O objetivo do relatório da CGE é fornecer um panorama da despesa pública e das atividades desenvolvidas pelo controle interno que atua na Secretaria de Educação (Seduc).