Popó, campeão mundial de Boxe, visita escola de Teresina para conhecer projeto de Artes Marciais

• José Vinicius
  • 14/04/2023

Durante a manhã dessa sexta-feira (14), em passagem pela capital do Piauí, o campeão mundial de Boxe, Acelino Freitas, mais conhecido como Popó, realizou uma visita ao Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Amável, para conhecer o projeto de Artes Marciais que é desenvolvido pela escola.

Na ocasião, o lutador teve a oportunidade de compartilhar aos estudantes um pouco de sua história de vida e experiência no esporte, os incentivando a correrem em busca dos seus objetivos e nunca desistir daquilo que almejam alcançar.

O campeão mundial, em tom de brincadeira, relembrou o dia em que enfrentou o humorista piauiense, Whindersson Nunes, em um duelo de boxe que repercutiu nas redes sociais em 2022, onde saiu com vantagem. Ele aproveitou ainda para agradecer a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) por oportunizar momentos como esse com os estudantes.

“Estou muito feliz de estar aqui, de sermos acompanhados por essa equipe da Seduc e do Governo do Estado. Muito feliz pelo carinho. O esporte mudou minha vida e pode mudar a vida de muita gente. E essa oportunidade que vocês estão dando de estar nos apoiando, é o que gera mais cidadãos”, declarou o pugilista.

O projeto de Artes Marciais desenvolvido no centro educacional iniciou em 2017 como oficina de tai jitsu, uma técnica de defesa pessoal com o professor de artes marciais, Ary Vasconcelos, onde o foco inicial do projeto era despertar nos alunos o interesse pelo esporte, o auto controle e a auto defesa, além da questão de disciplina e respeito às pessoas e normas.

O projeto foi crescendo e se tornou competitivo, passando a ter sistema de faixas, exames de graduação e participando de torneios interescolares, municipais, estaduais e até a nível nacional, tendo premiação em medalhas e taças em vários deles.

"Hoje tivemos a visita da maior lenda do boxe nacional, o hexa campeão mundial Acelino Popó de Freitas que assistiu a uma exibição de nossos alunos, onde ficou maravilhado e emocionado com a receptividade de nossos alunos amáveis. Após a exibição o nosso campeão posou para fotos com vários alunos, professores e funcionários, sendo muito gentil e paciente com todos”, detalhou o gestor da escola, Helcimar Furtado.

O professor de História e Artes Marciais da escola, Ari de Vasconcelos, destacou a importância da história de Popó como um exemplo para os estudantes. “É com muita honra que recebemos um campeão mundial, um legitimo representante do Brasil pelo mundo. Uma emoção muito grande e muito forte. O nosso trabalho aqui na escola é justamente esse, tentar revelar alunos que possam ser grandes como ele e seguir o exemplo dele. O exemplo que ele nos colocou aqui de sempre praticar o bem, de sempre inspirar pontos positivos e um exemplo para a comunidade, para a sociedade e para a família. Esse é o nosso principal objetivo aqui e ele é um exemplo de que no Brasil tem pessoas que representam isso”, disse o educador.

O estudante e faixa marrom do projeto de Artes Marciais da escola, Kevin Henrique do Nascimento, revela sua inspiração pelo lutador. “Foi algo inesperado e muito prazeroso para a nossa comunidade e para a nossa escola. É algo que não esperávamos, mas veio para ser algo impactante. Ele nos inspira por sua história, não só no ringue de luta, mas também fora dele” finaliza o estudante.