Seduc promove formação para Agentes de Portaria quanto ao Protocolo de Segurança nas Escolas

• Willame Lucas
  • 14/04/2023

Entre as ações de fortalecimento da segurança da comunidade escolar, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) reuniu Agentes de Portaria das escolas para formação sobre Protocolo de Segurança para as Escolas da Rede. A Formação aconteceu nos dias 13 e 14 de abril, para as Gerências Regionais de Teresina (4ª, 19ª, 20ª e 21ª GRES), no Diferencial Buffet.

Os profissionais receberam orientações de psicólogos da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar (UGIE/Seduc), Companhia Independente de Policiamento Escolar – CIPE e Primeiros Socorros (SAMU) acerca das situações de riscos e vulnerabilidades enfrentados por crianças e adolescentes e como esses atores podem garantir a segurança no espaço escolar.

Na abertura dos trabalhos de orientações, o superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, esteve representando o secretário da Educação, Washington Bandeira, e conversou com profissionais das Gerências Regionais destacando o protocolo de ações voltado a manter o ambiente escolar seguro.

“Este é um momento de formação destinado aos Agentes de Portaria que têm esse primeiro contato com os alunos e buscamos orientar quanto à sua atuação dentro do ambiente escolar. Foram repassadas instruções nas diversas situações que os auxiliem a garantir a tranquilidade das escolas, tendo o suporte do policiamento escolar. A formação deverá impactar na manutenção do clima de paz e segurança para as famílias e toda a comunidade escolar”, relatou o superintendente.

O comandante da Companhia Independente de Pelotão Escolar (CIPE), Capitão Antônio Carmos, reforça que a parceria com a Secretaria da Educação tendo estes enfoques de capacitação para Agentes é positiva para a continuidade de paz no ambiente escolar.

"A Segurança Pública, por meio da CIPE, e a Seduc já têm atuado em diferentes frentes como esta de capacitação dos agentes das escolas. Ao longo da semana desenvolvemos ações em todo o Estado no sentido de monitorar notícias falsas, rondas ostensivas no entorno escolar e abrindo diálogo com palestras para gestores, familiares e estudantes. Foi criado um grupo de trabalho e teremos mais deliberações garantindo uma rede protetiva e a tranquilidade nas escolas", detalhou o comandante da CIPE.

A equipe do CEJA Artur Furtado, localizado no bairro Centro, esteve presente na formação. A gestora escolar, Lenice Leoncio da Silva Ferreira, destacou o trabalho preventivo dos agentes. “Na escola procuramos ter um ambiente agradável e a equipe mantém um diálogo constante com todos os profissionais observando o cotidiano escolar. Os agentes de portaria trabalham de forma atenta no acolhimento dos alunos, com rondas dentro do espaço escolar e produzindo relatórios em casos de conflitos, o que facilita a nossa intervenção. O apoio que a CIPE realiza também é imprescindível para a nossa segurança, portanto a formação vem somar com o trabalho destes profissionais”, afirmou a gestora.

Lotado no CEJA Artur Furtado, o Agente de Portaria Rafael Moreno de Sales Reis Ricarte reforça o trabalho de colaboração da Rede para garantir a cultura de paz. “Buscamos colaborar da melhor forma possível e por estar nessa função devemos ter uma atenção redobrada na recepção dos estudantes e nas imediações da escola. A CIPE, a gestão escolar e nós, Agentes de Portaria, trabalhamos em unidade e de forma preventiva para resolver as diversas situações para mantermos a segurança dos estudantes”, declarou.

Prevenção

A formação para as Escolas jurisdicionadas às Gerências Regionais de Educação do interior do Estado será realizada por meio do Canal Educação com data prevista para ocorrer entre os dias 17 e 26 de abril do ano em curso.

A Secretaria de Estado da Educação vem adotando ainda medidas de prevenção e combate às violências, entre outras: Definição de fluxo interno: Procedimentos para a comunicação e notificação pelas escolas e Gres de casos suspeitos ou confirmados de violência contra estudantes e profissionais, Mapeamento de situações de violência e vulnerabilidade, realização de reuniões com gestores regionais e a Companhia de Policiamento Escolar – CIPE, contratação de 54 profissionais de psicologia e assistentes sociais, escuta e acolhimento de profissionais da educação, alunos e familiares, constituição de GT para implementação de ações intersetoriais com participação das Secretarias de: Educação (SEDUC), Segurança Pública (SSP), Assistência Social (SASC), Articulação (SERES), Ministério Público (MP/PI), Polícia Militar (PM/PI), Companhia de Policiamento Escolar (CIPE), Conselho Tutelar.