Seduc realiza treinamento para merendeiras das escolas da Rede Estadual

Colaborando para proporcionar toda a higiene necessária para um bom consumo dos alimentos dos estudantes, a Secretaria de Estado da Educação viabilizou um treinamento destinado às merendeiras das escolas da Rede Pública Estadual para que estejam capacitados para o início das aulas.

As merendeiras integradas nas escolas da 10ª Gerência Regional de Educação (GRE) tiveram a oportunidade de participar do treinamento mediado pelos nutricionistas da Seduc, Maria Atayane Lima e Francélio Cunha, que abordaram questões sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e todos os protocolos de segurança para o retorno das aulas presenciais.

“Essa capacitação se faz bastante necessária para que os manipuladores de alimentos possam conhecer todas as orientações sobre o PNAE e também receber treinamento sobre as boas práticas de fabricação, pois é de extrema importância que eles tenham conhecimentos para que possam manipular adequadamente os alimentos evitando que o processo de produção ocorra de forma errônea e aconteça contaminação dos alimentos”, afirma a nutricionista Maria Atayane Lima.

O momento abordou assuntos acerca dos conceitos básicos sobre contaminação, doenças transmitidas por alimentos, higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios com e sem contato com alimentos, higienização do reservatório de água bebedouros e similares, manejo dos resíduos, saúde do manipulador de alimentos, uso de luvas e máscaras de proteção respiratória, preparo dos alimentos e distribuição, dentre outras situações no ambiente escolar.

Com o fim do treinamento os manipuladores de alimentos foram contemplados com um certificado de capacitação de 4 horas.

“Recomendamos que a capacitação seja realizada pelo menos uma vez ao ano nas GREs do no estado. O treinamento é importante para proporcionar qualidade ao preparo do que é servido aos estudantes, prevenindo problemas de contaminação de alimentos e intoxicações alimentares. Além disso é uma forma de valorização do profissional que fica atualizado sobre a legislação e pode entender o motivo de algumas recomendações e contribuir positivamente com o sucesso da alimentação servida na escola”, explica Simone Bastos, nutricionista técnica da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar.

Desde 2009 com a entrada em vigor da Lei 11.947, que estabelece o percentual mínimo de 30% para a aquisição de produtos oriundos da Aquisição do Governo Federal (AGF), a SEDUC-PI não vem medindo esforços na tentativa de viabilizar a aquisição. Todos os anos é realizada a chamada pública para aquisição de gêneros da agricultura familiar, aumentando o percentual de compra e adesão de novos agricultores.