Governo do Piauí inaugura escola nova em Lagoa Alegre

• 26/11/2022

Um novo espaço educacional foi entregue neste sábado (26) aos estudantes da rede estadual de ensino na cidade de Lagoa Alegre, município localizado a 86 km da capital, e jurisdicionado à 18ª Gerência Regional de Educação (GRE). A Unidade Escolar Elon Machado Moita atende a 770 estudantes nos três turnos, com oferta de Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

Para a realização da obra, o Governo do Estado investiu R$ 1.477.287,10 (um milhão, quatrocentos e setenta e sete mil, duzentos e oitenta e sete reais e dez centavos), por meio do PRO Piauí Educação. Participaram da solenidade de entrega a governadora Regina Sousa; o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera; o superintendente de Educação Profissional e EJA, José Barros Sobrinho; deputada Rejane Dias; o prefeito de Lagoa Alegre, Carlos Magno; e demais autoridades.

A governadora Regina Sousa falou da alegria da satisfação de inaugurar mais uma escola. "É sempre uma alegria inaugurar uma escola. Toda vez que inauguramos uma escola, diminuímos a possibilidade de se construir um presídio. Temos que traduzir em atitudes a busca de quem parou pelo caminho. Peço aos alunos dessa escola que procurem em seus bairros, em suas ruas, quem não está na escola e convençam a voltar ao chão da escola, porque, como disse a aluna Glória Maria tão bem em seu discurso, a educação é o maior ato de rebeldia e pode revolucionar uma sociedade", afirmou Regina Sousa.

"A Secretaria de Estado de Educação segue o seu programa de obras, o maior da história da educação piauiense, hoje inaugurando esta escola em Lagoa Alegre. Uma escola com padrão FNDE, climatizada, com laboratório de informática, biblioteca e demais estruturas necessárias", disse Ellen Gera.

O diretor da U.E. Elon Machado, Ernesto Borges, explicou que o prédio anterior era muito pequeno e que essa nova estrutura irá ajudar bastante aos jovens e à comunidade no aprendizado. "Temos o Ensino Médio aqui em Lagoa Alegre desde os anos 2000 e essa obra veio em um momento muito oportuno, quando estamos formando nossa primeira turma da UAPI, e só temos a agradecer ao empenho da governadora Regina Sousa e demais personalidades políticas que sempre nos ajudaram e lutaram pela Elon Machado", declarou o diretor.

A nova escola, padrão FNDE, conta com 06 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, sala de professor, almoxarifado, secretaria, diretoria, banheiros para área administrativa, banheiros de alunos, cozinha, área de serviços e depósito, além de subestação de energia para atender à demanda da instituição.

Além da entrega da obra, Regina Sousa assinou a ordem de serviço para a construção da quadra poliesportiva da escola, do refeitório e ampliação de salas que atenderá aos alunos e à comunidade.

Orçada em R$ 1.391.600,14 (um milhão, trezentos e noventa e um mil, seiscentos reais e catorze centavos), a obra da quadra deve ser entregue à escola dentro de 5 meses. "Com essa ordem de serviço teremos, além da construção do ginásio poliesportivo e do refeitório, uma ampliação de salas para que a escola possa ter outras atividades, em especial voltadas para o Novo Ensino Médio", explicou o secretário Ellen Gera.

"A escola está muito boa e melhorou a qualidade da educação. Agora também podemos curtir mais o horário de intervalo com nossos amigos porque temos mais espaço. Ficou linda e está perfeita!", comemorou Karina Freitas, 16 anos, aluna do 1º ano da unidade escolar.