Estudantes apresentam obras de Shakespeare e Machado de Assis em projeto literário

Com o intuito de despertar um maior interesse do aluno pela leitura através de clássicos literários, o Centro Estadual de Tempo Integral Francisca Trindade, localizado no município de Buriti dos Lopes, desenvolveu o projeto literário “Trindade Vive Machado e Shakespeare”.


Trazendo o protagonismo juvenil, o projeto levou os estudantes a realizarem algumas atividades para a sua culminância, bem como a leitura das obras de William Shakespeare e Machado de Assis, a socialização do roteiro das obras, o debate das questões sociais, opinião sobre as obras, análise de tempo e espaço e de personagens. Posteriormente, o conhecimento adquirido foi compartilhado para todos os estudantes, em apresentação realizada no pátio da escola.


A professora de Língua Inglesa e idealizadora do projeto, Sidi Lima, relata que ao apresentar o projeto para os alunos percebeu a falta de conhecimento deles em relação aos autores abordados. Segundo ela, com a atividade literária os estudantes tiveram a oportunidade de obter uma aquisição de conhecimento de extrema importância.


“Quando fui apresentar o projeto, percebi que alguns alunos não conheciam Shakespeare e nem Machado de Assis, que são parte da literatura. O projeto é importante por favorecer o entendimento de mundo e analisar a essência humana, mostrando ao aluno o seu lado protagonista, fazendo com que ele desenvolva a oralidade e opinião com relação aos temas abordados nas obras e muito mais. Além de colaborar para que eles conheçam ainda a influência literária, gerando neles uma aquisição de conhecimento riquíssima".