Ícone buscar

Professores participam de formação para auxiliar no uso dos chromebooks

  • José Vinicius
  • 25/11/2022

“Essa formação está sendo de muita importância para nós, professores, porque estamos aprendendo como utilizar, em sala de aula, o chromebook. Inclusive, estamos aprendendo que existem várias ferramentas e aplicativos, além do Mobieduc, para utilizarmos no planejamento pedagógico em sala de aula. Tudo isso colabora para melhorar as nossas aulas, pois com a facilidade da ferramenta, o estudante vai interagir com as tecnologias. Os dispositivos facilitarão bastante a nossa vida pedagógica e o curso está sendo de primordial, já que eu não sabia usar antes e agora eu estou aprendendo”, declara a professora Cristiane de Sousa, da Unidade Escolar Deputado Joaquim Gomes Calado, localizada no bairro Satélite, em Teresina.

Com o intuito de garantir o uso correto dos chromebooks, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fez uma parceria com a Multilaser para a realização de uma formação. O objetivo é explicar, de forma didática e eficiente, aos professores da Rede Estadual, como eles podem utilizar os chromebooks. A formação ocorreu no auditório do Diferencial Eventos, localizado no Centro Sul de Teresina, durante a manhã da quarta-feira (23).

Milena Ferreira, formadora do programa Multi Educa, destaca a importância da tecnologia no processo educacional dos estudantes e nas aulas ministradas pelos professores. “Geralmente quando nós chegamos para dar a formação para os professores, nós encontramos um grande tabu, que, no caso, é o professor com medo de adentrar ao novo, ao meio tecnológico. E a importância da nossa formação é justamente mostrar que a ferramenta tecnológica vem como apoio, como aliado dentro da sala de aula e não como inimigo. Costumamos falar que um computador, um chromebook ou um tablet, não substitui o professor, mas um professor, com conhecimento de tecnologia, substitui outro. A nossa formação vem para capacitar esse professor para que ele possa aprender a mexer em todas as ferramentas e criar novas possibilidades com o uso da tecnologia”.

A capacitação, também, foi transmitida ao vivo pelo Canal Educação para que todos os professores pudessem contemplar o treinamento e orientação, como a criação do e-mail institucional, o uso correto das ferramentas e aplicativos educacionais disponíveis no aparelho eletrônico e as funcionalidades do chromebook.


Os chromebooks

Os chromebooks são notebooks que se baseiam em aplicativos e tem como objetivo possibilitar aos professores mais acessibilidade e flexibilidade na produção de conteúdo e no planejamento para fazer a gestão de sala de aula. Neste ano, mais de 16 mil chromebooks foram entregues aos professores da Rede Estadual de Ensino com o intuito de favorecer o bom desempenho no processo educacional.

Outras Notícias

Notícias
25/04/2024

Mais de mil estudantes Seduc participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

Notícias
25/04/2024

Seduc abre inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Estudantes Seduc encaram desafio de transformação educacional por meio da tecnologia

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: EUA e Coreia do Sul serão os destinos dos estudantes premiados

Notícias
24/04/2024

Enem dos Concursos: Última revisão que antecede o exame é realizada neste domingo (28)

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Centro de Convenções de Teresina receberá a competição de tecnologia entre Estudantes Seduc a partir dessa quarta-feira (24)