Novo currículo de Matemática estimula para além dos cálculos

12/03/2020     Hélder Rocha

O novo Currículo Piauí para o Ensino Fundamental encontra-se em fase final de implantação nas escolas e tem como pressuposto pedagógico a ideia de que todos podem aprender Matemática como forma de compreensão e a atuação no mundo. O currículo segue as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e está sendo disseminado por meio de formações por todo o Piauí. 
 

Por muito tempo, o ensino de Matemática, principalmente nas escolas públicas, foi visto como complicado, digno de "decoreba" e coisa de "nerd?, um verdadeiro "bicho-papão" dos estudantes. Como consequência disso, o Brasil amarga as últimas posições do mundo quando o assunto é aprendizagem da disciplina.


A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ajudaram a apresentar não só a Matemática, mas a Física, a Química e outros componentes curriculares de todas as áreas de conhecimento de uma forma diferente, mais reflexiva e interessante, com uma abordagem mais ligada a pratica, ao cotidiano. 


Marcelli Cardoso, professora das escolas Lima Rebelo, da rede estadual, e Professor José Carlos Pitombeira de Sousa, da rede municipal de São Miguel do Tapuio, revela que a Matemática na BNCC traz competências e habilidades ligadas a raciocinar, representar, comunicar e argumentar matematicamente, para a compreensão e a atuação no mundo.




"Já começamos a trabalhar com o novo currículo que apresenta a Matemática por meio de metodologias ativas, promovendo o engajamento do aluno, que se torna mais crítico. Estamos apresentando novas ferramentas como a Sala de Aula do Google, ensino híbrido, aplicativos de realidade aumentada, Ambiente Make: faça você mesmo, diversos jogos, promovendo um trabalho colaborativo para melhorar a empatia dos estudantes, que com isso se tornam mais autônomos, desenvolvem o pensamento crítico com mais segurança. A velha aula expositiva dá lugar a novas formas de desenvolver o conhecimento, com isso, estamos visualizando a melhoria na aprendizagem", comemora a professora. 


A BNCC, assim como o Currículo, propõe um ensino de Matemática que, por meio da resolução de problemas, leve o aluno do Ensino Fundamental a articular os diversos campos da Matemática, Aritmética, Álgebra, Geometria, Grandezas e Medidas, Estatística e Probabilidade e, ainda, a desenvolver a capacidade de agir matematicamente nas mais diversas situações, dentro e fora da escola. O objetivo é ter cada vez mais autonomia para tomar decisões.


Os anos iniciais do Ensino Fundamental agora contarão com a presença da Álgebra e da Estatística, o que pretende contribuir para o letramento matemático. Já os anos finais também contarão com a Estatística e a Geometria das Transformações, que visa desenvolver o pensamento geométrico, que é necessário para investigar propriedades, fazer conjecturas e produzir argumentos geométricos convincentes.






A coordenadora de Etapa da BNCC pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Marília Aragão, esclarece que a implementação do Currículo do Piauí, construído a luz da BNCC, conta também com a formação continuada em regime de colaboração entre a Seduc e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para ser implantado nas salas de aula em 2020.


"Após a pactuação entre Estado e municípios para o processo de implementação, as formações visam aprofundar e desenvolver os conhecimentos do Currículo do Piauí, que tem como foco a aprendizagem ativa e autonomia dos estudantes na atualidade, reconhecer-se em seu contexto, comunicar-se, ser criativo, analítico, aberto para o novo, colaborativo, resiliente, entre outros. Requer muito mais do que acúmulos de conceitos.  A formação também visa a reelaboração dos projetos políticos pedagógicos das escolas, tanto das redes municipais quanto da rede estadual de ensino. O novo currículo já é uma realidade e em breve poderemos analisar suas primeiras impressões", relata a coordenadora. 




O secretário estadual de Educação, Ellen Gera, ressaltou que o novo currículo se alinha à BNCC, trazendo o foco para o ensino de competências e habilidades essenciais ao aprendizado dos estudantes.


"O currículo do Piauí foi construído em regime de colaboração por todas as redes que compõem a educação do nosso Estado, foi homologado pelo CEE e agora estamos na fase de formação. Este documento visa entregar para a comunidade escolar uma atualização à luz da BNCC para que possamos buscar as competências e habilidades que os estudantes têm direito. Estamos finalizando a formação do currículo do Piauí para as redes municipais e rede estadual e esperamos que a rede particular participe deste processo", finaliza Ellen Gera.

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