Portal do Governo do Estado do Piauí INFORMAÇÃO E CIDADANIA ACESSÍVEIS AO CIDADÃO
  GOVERNO    CIDADÃO    TERRA QUERIDA    INVESTIMENTOS  
WEBMAIL
WEBMAIL

OUVIDORIA

Redes Socias

 
Quarta, 22 de Outubro de 2014

 OUVIDORIA
 RELAÇÃO DE OBRAS
 
Home » Notícias » Pnaic realiza 1º encontro com coordenadores municipais
Pnaic realiza 1º encontro com coordenadores municipais
14/02/2013 por Elza Muniz

A coordenação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) realiza nesta quinta-feira, 14, o 1º encontro com representantes de todos os 224 municípios do estado do Piauí no Centro de Referência em Formação dos Profissionais da Educação - Antonino Freire. O encontro tem como objetivo orientar os coordenadores municipais sobre como o Pnaic, que começa agora no estado do Piauí, vai funcionar nos próximos dois anos.

O objetivo do Pacto é alfabetizar as crianças até os oito anos de idade e a iniciativa será viabilizada através de uma parceria entre o MEC, a Seduc e as Secretarias Municipais. O Pnaic vai abarcar todas as redes estadual e municipais, contemplando todos os professores alfabetizadores que estiverem atuando no ciclo de alfabetização (1º a 3º ano). 

Segundo a Coordenadora de Programas Institucionais da SEDUC, Nemone Pessoa, esse é o 1º Encontro do Pnaic no Piauí e a iniciativa visa à mobilização das secretarias municipais de educação para cumprir as etapas do programa. "O objetivo aqui é orientar os representantes municipais sobre o Pacto e sobre as atribuições da equipe municipal bem como orientar sobre como o programa vai funcionar", explica Nemone.

De acordo com a professora Antonia Edna Brito, coordenadora geral do Pnaic, a previsão é que em todo o estado sejam formados, aproximadamente, 12 mil professores que vão atuar diretamente na execução do programa. "Entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março vamos fazer um encontro com os orientadores de estudo de cada município", explica a professora Antonia, lembrando que o prazo para cadastramento dos orientadores municipais termina amanhã, dia 15 de fevereiro. 

Tanto para o Estado quanto para os municípios que vão atuar diretamente na execução do programa, o Pnaic significa as possibilidades de melhoria nos indicadores educacionais.  "Nossa expectativa é grande, pois já tivemos no município o programa Palavra de Criança que foi um sucesso e esperamos que este programa também tenha um bom desempenho", explica Francilene Amorim Alves, coordenadora do Pnaic no município de Pedro Laurentino.  

Segundo a coordenação do programa, essa é uma política de alfabetização ousada porque prevê uma ampla formação baseada em aspectos teóricos e metodológicos da alfabetização com o compromisso de que todas as crianças do ciclo sejam alfabetizadas.

 
  © Portal da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí