Portal do Governo do Estado do Piauí INFORMAÇÃO E CIDADANIA ACESSÍVEIS AO CIDADÃO
  GOVERNO    CIDADÃO    TERRA QUERIDA    INVESTIMENTOS

Redes Socias

Terça, 30 de Setembro de 2014

RELAÇÃO DE OBRAS

Home » Notícias » Secretário Átila Lira se reúne com gestores da educação de Regeneração - PI para firmar parcerias
05/02/2013 por Renan Soares

O secretário de Estado da Educação e Cultura, Átila Lira, se reuniu com o prefeito e o secretário de educação do município de Regeneração, juntamente com o gestor da 6ª Gerência Regional de Ensino e técnicos da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

A conversa foi em torno da municipalização das séries iniciais (1º ao 5º ano), na busca por parcerias e alinhamento dos trabalhos entre Estado e município voltados para a melhoria da qualidade do ensino ofertado aos alunos das escolas públicas do Piauí. O encontro aconteceu na manhã desta terça-feira (05), na sede da Seduc.

O secretário Átila Lira recebeu a equipe em seu gabinete e falou que irá analisar junto com o governador Wilson Martins, como poderá ser feita a municipalização dos alunos das cidades de Regeneração e Amarante. Ele garantiu ainda empenho e firmou o compromisso de trabalhar em regime de parceria com os municípios
.

"Vou levar a situação desses municípios ao governador e em seguida iremos elaborar um planejamento para desenvolver um trabalho conjunto com os municípios. A municipalização vai integrar e alinhar nossos projetos e vai ajudar a elevar os índices educacionais do nosso Estado. O nosso objetivo é criar e desenvolver ações com o foco na melhoria da educação do Piauí", destaca Átila Lira.

Segundo a diretora de gestão e inspeção escolar, Eudina Rocha, a Seduc se mostra disposta a ajudar no processo de municipalização, dando apoio técnico e pedagógico necessário aos educadores. "Nós estamos à disposição dos municípios e estamos juntos por uma mesma causa, que é oferecer um ensino e aprendizagem de qualidade aos estudantes. É um trabalho em equipe voltado para resultados", afirma Eudina.

A previsão é que em 2015 os municípios se responsabilizem pelo ensino fundamental (I e II) e o estado, pelo ensino médio regular e profissionalizante. Mas essa divisão de tarefas não deve ser vista como uma separação e sim como fases de complementação, onde o município prepara o aluno nas séries iniciais e em seguida o estado dá suporte durante o ensino médio, preparando para a universidade e o mercado de trabalho.