Portal do Governo do Estado do Piauí INFORMAÇÃO E CIDADANIA ACESSÍVEIS AO CIDADÃO
  GOVERNO    CIDADÃO    TERRA QUERIDA    INVESTIMENTOS  
WEBMAIL
WEBMAIL

OUVIDORIA

Redes Socias

 
Sábado, 20 de Setembro de 2014

 OUVIDORIA
 RELAÇÃO DE OBRAS
 
Home » Notícias » MEC disponibiliza Manual Operacional da Educação Integral
MEC disponibiliza Manual Operacional da Educação Integral
04/11/2013 por Martha Teixeira, com informações do Mec

 

Os diretores, vice-diretores e coordenadores das 49,4 mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação já podem consultar, ler e imprimir o Manual Operacional da Educação Integral. O documento foi elaborado pela diretoria de currículos da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC para orientar os gestores das escolas sobre o funcionamento do programa.

O manual aborda em detalhes todos os pontos do Mais Educação. "Da legislação aos recursos destinados às escolas, da relação da escola com a comunidade à descrição da importância da música, da leitura, do esporte na formação humana, tudo isso está descrito no documento", diz Sylvya Suzane, coordenadora do Programa na Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc).

O documento também relaciona o conjunto das atividades que a escola pode escolher de acordo com sua realidade, número de estudantes ou localização e orienta sobre a exigência do acompanhamento pedagógico que se tornou obrigatório em 2013.

O acompanhamento pedagógico, segundo o coordenador de ações educacionais complementares da SEB, Leandro Fialho, tem peso importante no aprendizado, especialmente em língua portuguesa e matemática. "O acompanhamento é o que já se chamou de reforço escolar e de dever de casa", explica Fialho.

O manual trata, também, da composição dos kits que apoiam as atividades da jornada ampliada ou da educação integral e os recursos que a escola vai receber. No macrocampo denominado comunicação, uso de mídias e cultura digital, a escola tem oito opções. Se escolher, por exemplo, trabalhar com vídeo, o kit deste item é composto por câmera filmadora, estabilizador, ilha de edição, software da área e tripé. O recurso de capital para aquisição dos equipamentos é de R$ 8 mil.

A forma de adesão ao programa, as etapas de habilitação, a divisão de responsabilidades e tarefas das secretarias de educação de estados e municípios e das escolas, o número mínimo de horas diárias da jornada escolar e da jornada semanal também estão detalhadas no documento.

Acesse o Manual Operacional da Educação Integral

 

 
  © Portal da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Piauí